Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Autoavaliação institucional: estudo dos mecanismos e instrumentos utilizados na UFVJM entre os anos de 2010 a 2015
    (UFVJM, 2018) Souza, Marcos Vinícios Lopes de; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Neves, Leonardo Santos; Braga, Elayne de Moura
    A avaliação institucional tem sido nos últimos anos um tema de extrema relevância para a Educação Superior no Brasil. Entretanto, a indiferença inerente às avaliações formativas nos levam a questionar a realidade por trás da execução da autoavaliação pelas instituições e principalmente a qualidade das informações produzidas, que em teoria, deveria servir de referência para os atos regulatórios e emancipatórios, ao proporcionar informações sobre o cotidiano institucional. Neste sentido, a pesquisa em epígrafe buscou realizar um estudo sobre os mecanismos de autoavaliação institucional e seus instrumentos. Objetivou-se analisar os procedimentos e instrumentos de autoavaliação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM entre os anos de 2010 a 2015. Pela natureza da pesquisa, optou-se pela escolha da abordagem qualitativa, sendo caracterizada por sua função descritiva dos processos de autoavaliação realizados na referida universidade. Por se tratar de uma pesquisa descritivo-analítica, adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica com a função auxiliar na fundamentação teórica sobre a avaliação e sua evolução ao longo dos anos até o atual sistema da avaliação da educação superior, o SINAES. Em contrapartida, a pesquisa documental teve como foco a análise dos documentos internos a instituição que retratam o histórico da autoavaliação realizada na UFVJM. Em complementação ao estudo realizado, foi adotado o método comparativo para o estabelecimento das relações existentes entre os instrumentos utilizados pela instituição nesses processos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, demonstram a importância da autoavaliação promovida pela instituição, no entanto, é constatada a ausência de uma cultura avaliativa durante o período analisado. Em relação aos instrumentos de autoavaliação, objeto deste estudo, ao serem comparados foram identificados fatores que ameaçam a qualidade dos resultados das avaliações, a se destacar sua estruturação. Desse modo, como considerações finais, compreendemos que para que a avaliação possa ter efetividade no meio institucional, com processos bem estruturados, instrumentos que realmente retratem a realidade vivenciada pela comunidade é necessário a participação de todos os envolvidos neste processo, deve haver a vontade, o desejo em fazer parte deste projeto e a sensibilização é o primeiro passo a ser dado nessa jornada.
  • Thumbnail Image
    Item
    Processo de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliação
    (UFVJM, 2017) Aoki, Fabiano Kenji; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Salvador, Lucimar Daniel Simões; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Andrade, Paulo Cesar de Resende; Jáber, Júnio; Cambraia, Rosana Passos
    O tema da avaliação de instituições educacionais é bastante complexo. Nasce do anseio natural de uma organização em conhecer a si própria e de exigências legais e normativas de avaliação atualmente existentes para todos os níveis da educação, da básica à superior. Passa pelos esforços de organização, manutenção e produção de informações que, ao mesmo tempo em que atendem a norma legal, transformam-se em valiosa ferramenta para a tomada de decisões, quando sensibilizada a cúpula hierárquica de uma instituição sobre a importância do processo de autoavaliação institucional. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em vigor desde 2004, examina as instituições de ensino superior (IES), os cursos de graduação e o desempenho dos estudantes. O presente trabalho teve por objetivo a elaboração do manual de processo de autoavaliação institucional com vistas a apoiar os trabalhos conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) das IES. A utilização de manuais em ambientes corporativos contribui para a compreensão e a consolidação de conhecimentos inerentes à área de atuação do profissional e para o norteamento das ações de grupos de trabalho orientados para um mesmo objetivo. A metodologia utilizada envolveu pesquisas bibliográfica e documental, tendo em vista o estudo exploratório de enfoque qualitativo.