Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Experiências de formação de psicólogos e o Sistema Único de Assistência Social - SUAS: uma investigação fenomenológica
    (UFVJM, 2023) Silva, Ana Paula Sá da; Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Coelho Junior, Achilles Gonçalves
    Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como psicólogos elaboram sua trajetória de formação acadêmica, profissional e pessoal e a relacionam à sua atuação no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Para isso, trouxemos no referencial teórico uma breve retomada da constituição da assistência social no Brasil, destacamos teóricos e escolas de desenvolvimento da psicologia social no mundo, na América Latina e no Brasil. Contextualizamos ainda a formação de psicólogos a partir da ótica da graduação e pós-graduação, bem como caracterizamos a educação permanente no SUAS no âmbito nacional e estadual e interdisciplinaridade. Na perspectiva da formação da pessoa, tomamos como base os postulados da filósofa Edith Stein (1930/2003), assim como suas contribuições acerca dos conceitos de massa, sociedade, comunidade e estado. A pesquisa tem caráter qualitativo, segundo pressupostos teórico-metodológicos da Fenomenologia Clássica. Para a investigação utilizamos entrevistas fenomenológicas semiestruturadas, realizadas à distância por vídeo chamadas, gravadas em registros sonoros e transcritas integralmente. Foram realizadas entrevistas com quatro (04) psicólogos que atuam em serviços municipais do SUAS do território do Alto Jequitinhonha, selecionados por critério de amostragem intencional. Para o processo de análise de cada entrevista e elaboração de sínteses utilizamos as diretrizes fenomenológicas descritas por Van Der Leeuw (1964). Identificamos, por meio das análises e sínteses dos relatos, elementos comuns essenciais da experiência de psicólogos no SUAS, tais como, a descoberta de si no fazer profissional, a constituição de referências e os processos subjetivos como parte da atuação. Esses elementos observados conjuntamente ajudaram a compor um desenho geral de um certo modo de formação do psicólogo na assistência social, o que possibilitou a construção da experiência-tipo. Na experiência-tipo destacamos que independente da abordagem ou linha teórico-metodológica da psicologia seguida pelos profissionais entrevistados, buscam aplicá-las à realidade profissional na assistência social. Além disso, demonstraram que o ser psicólogo no SUAS constitui-se também a partir de uma busca pelo desenvolvimento de modos próprios de estabelecer protagonismo, bem como abertura e disponibilidade para formação interdisciplinar. Na discussão dos resultados destacamos esses elementos de forma que compreendemos que na descoberta de si, a trajetória pessoal aparece configurando a experiência do psicólogo no SUAS, confirmando ou contestando pontos de vista que emergem na atuação. Na formação, ter pessoas de referência na relação de aprendizagem fazendo-se relevante na constituição pessoal e profissional, e que nas ações profissionais no SUAS esses sujeitos se colocam também a partir dos seus processos subjetivos, marcando as atividades profissionais com a singularidade de suas trajetórias.
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    Fracasso escolar: casos encaminhados ao CRAS Palha de Diamantina-MG
    (UFVJM, 2018) Tameirão, Kelly Cristine; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Flávia Gonçalves da
    O fracasso escolar configura-se como um grande obstáculo no processo de ensino-aprendizagem e é um tema recorrente no âmbito educacional. Embora muitos estudos sejam voltados para essa temática, a persistência desse fenômeno remete-nos à ideia de que ainda não é o momento de cessar as investigações inerentes a esse problema da educação em nosso país. Assim sendo, esta pesquisa teve por objetivo principal investigar e analisar os casos de fracasso escolar encaminhados à política de assistência social no município de Diamantina-MG, dentro do contexto de um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Regional II, nos anos de 2016 e 2017. Buscou-se para isso compreender a teoria de Vigotski acerca do desenvolvimento humano e da aprendizagem, bem como investigar sobre o fracasso escolar, a partir das contribuições de Patto (1999). Os instrumentos de coleta de dados se deram por meio da pesquisa qualitativa, através da pesquisa documental e bibliográfica. Entre outras, algumas conclusões desta pesquisa, remetem para a ideia de que os sujeitos relacionados ao fracasso escolar e encaminhados ao CRAS II, em sua maioria, são do sexo masculino, negros, provenientes de bairros periféricos, compõem o núcleo familiar de famílias que em sua maioria recebem o beneficio de transferência de renda do governo federal. Pode-se ainda verificar que a relação estabelecida entre as políticas de educação e da assistência social necessita de melhor articulação, visando alcançar de forma conjunta e continuada, resultados que possam servir de solução para a minimização de casos de fracasso escolar atribuídos a crianças e adolescentes.