Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Desempenho acadêmico de jovens rurais e percepção dos discentes e docentes sobre o Bacharelado Interdisciplinar no ICA/UFVJM, Campus Unaí/MG
    (UFVJM, 2022) Lepesqueur, Kátia Vieira Souto; Redin, Ezequiel; Lobo Junior, Adalfredo Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Redin, Ezequiel; Lobo Junior, Adalfredo Rocha; Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Melo, Thiago Vasconcelos
    Os objetivos deste trabalho, que foi realizado no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (ICA/UFVJM), foram: i) verificar se a origem dos discentes, rural ou urbana, tem associação com seu perfil e desempenho acadêmico; e ii) avaliar a percepção dos discentes e docentes quanto à qualidade de ensino do Bacharelado em Ciências Agrárias (BCA). Um total de 177 discentes responderam o questionário para comparar o perfil e desempenho acadêmico entre origem urbana (133) e rural (44), enquanto um total de 95 discentes e 28 docentes responderam o questionário para avaliar a percepção de ambos sobre o BCA. As notas de ingresso na Universidade, idade, Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) acumulado e as proporções dos discentes de acordo com sexo, tipo de escola, curso técnico, modalidade de ingresso, cor/etnia, curso, ano/semestre de ingresso e das suas respostas dadas às questões sobre dificuldades de aprendizagem do aluno, satisfação com o curso, hábito de estudo, caracterização das dificuldades de aprendizado, caracterização das dificuldades impostas pela Universidade, coerência das avaliações dos docentes, qualidade do Ensino Médio e experiência de vida no aprendizado foram comparadas entre as duas origens. As médias de idade e CRA acumulado dos alunos das duas origens foram similares (P>0,10), mas as médias da nota de ingresso na Universidade dos discentes de origem rural foram as menores (P<0,10). As proporções de sexo, curso técnico, modalidade de ingresso e curso para os discentes das duas origens não diferiram (P>0,10), enquanto que uma maior (P<0,10) proporção de discentes de origem rural, que tiraram nota baixa no ingresso, eram de cor/etnia preta e estudaram em escola pública, foi observada. A satisfação com o curso, o hábito de estudo e as dificuldades de aprendizado foram similares (P>0,10) entre os alunos das duas origens. Alunos de origem rural tiveram mais (P<0,10) problemas financeiros do que alunos de origem urbana. Quanto à avaliação do BCA, discentes e docentes se queixaram (P<0,10) da presença de disciplinas obrigatórias desnecessárias para os cursos profissionalizantes. Todavia, os discentes consideraram (P<0,10) o BCA um bom modelo de ensino. A maioria (P<0,10) dos docentes não tiveram dificuldades para ministrar aulas no BCA, enquanto que a maioria (P<0,10) dos discentes apresentaram dificuldades em acompanhar as aulas no BCA. Docentes atribuíram essas dificuldades dos discentes ao desinteresse nos estudos e ingresso no ICA/UFVJM com nota inferior a 300 pontos. Esses resultados demonstram que discentes de origem rural têm piores notas de ingresso na Universidade, mas o desempenho acadêmico durante o curso não difere dos alunos de origem urbana. O BCA no ICA/UFVJM foi um bom modelo de ensino.
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    Educação à distância: o desafio SEBRAE como instrumento de preparação profissional dos alunos de cursos presenciais
    (UFVJM, 2021) Silva, Deivson Aroeira da; Higuchi, Agnaldo Keiti; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A Educação à Distância se apresenta como alternativa de inovação, e não somente isso, tem potencial para se mostrar como ferramenta de prática e preparo profissional em várias áreas. Mas, qual a avaliação dos alunos de cursos presenciais com relação a atividades efetuadas a distância e como essa afeta a propensão dos alunos em realizar cursos à distância visando o preparo para atuação profissional? Assim torna-se objetivo neste estudo: investigar a influência da participação no jogo empresarial a distância, desafio sebrae, na melhoria da preparação profissional dos alunos de cursos presenciais. Para isso utilizou-se de pesquisa exploratória em parte descritiva, bibliográfica, documental e por avaliação e análise de reatórios de atividades pedagógicas. Esta pesquisa, se divide em um primeiro momento apresentando a proposta de pesquisa. Na segunda parte destaca-se o olhar sobre o Estado, a Educação, em especial a EAD, as Tecnologias digitais de informação e comunicação e o Sistema “S” em destaque o Sebrae como foco de pesquisa, em especial o Desafio Jovem Empreendedor 2020. Na terceira parte, trata-se da metodologia de pesquisa, na quinta parte a análise e discussão dos resultados e na sexta e última sessão a conclusão. Percebeu-se, portanto, que houve aprovação do mecanismo EAD para validação de conceitos aplicados em sala de aula, destacando-se características percebidas que validam a aplicação de mecanismos EAD como apoio às atividades educacionais tradicionais. Esta discussão pode influenciar políticas públicas voltadas a melhores práticas EADs para difusão, universalização e aumento de abrangência da educação profissional na sociedade.
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    Uma aplicação da Metaheurística Vitis Vinifera para detecção dinâmica e automática de estilos de aprendizagem para sistemas adaptativos inteligentes para a educação
    (UFVJM, 2018) Oliveira, Hilton Lesllie de; Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Andrade, Alessandro Vivas; Berti, Cláudia Beatriz; Tameirão, Cinthya Rocha; Assis, Luciana Pereira de
    O presente trabalho aborda o problema de detecção de traços cognitivos de estudantes para customização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste sentido, aplica-se a Meta-heurística Vitis Vinífera para a detecção do Estilo de Aprendizagem do aluno para futura seleção de objetos de aprendizagem de forma a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. A abordagem proposta e avaliada em relação ao estado da arte que utiliza um Algoritmo Genético para a identificação do Estilo de Aprendizagem. Resultados experimentais apontam que a abordagem proposta é superior em relação ao estado da arte considerando o numero de erros de detecção cometidos.