Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item O desafio da captação de recursos nas organizações que compõem o terceiro setor(UFVJM, 2021) Marquez, Joyce Amely Rodrigues; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa teve como objetivo identificar como está caracterizada a captação de recursos nas Organizações do Terceiro Setor (OTSs) quando analisada a produção científica mundial entre os anos de 2001 a 2020, utilizando como base de dados nacionais e internacionais a plataforma de busca Web of Science. A pesquisa foi classificada como descritiva de abordagem qualitativaquantitativa. Na parte quantitativa, foi realizada uma análise bibliométrica, já para a parte qualitativa, optou se por realizar uma análise de conteúdo. Como resultado, a plataforma de busca disponibilizou 964 publicações. As técnicas bibliométricas identificaram que ao longo do tempo houve crescimento expressivo do número de publicações sobre a temática pesquisada; que todos os continentes do mundo dissertam sobre o assunto, sendo o país com maior número de publicação os Estados Unidos; as áreas que mais pesquisam sobre a temática são negócios e economia; os autores Cordery (2020) e Sargeant (2019) tiveram maior número de publicação; os autores mais citados foram Hwang e Powel (2009); a instituição com maior número de publicações foi a norteamericana Indiana University System. No software VOSviewer foram criados os mapas dos clusters com as técnicas de citation, bibliographic coupling, coauthor, cocitation e coword. Na análise de conteúdo foi utilizado o software IRaMuTeQ, gerando a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e a Análise Fatorial por Correspondência (AFC). A CHD destacou focos distintos sobre a governança das OTSs, como planejamento, posicionamento, direcionamento, as partes interessadas, estratégias de execução, regras a serem seguidas e a necessidade de liderança comprometida e com expertise; e ainda, que as publicações não tratam de forma específica sobre fontes, desafios ou estratégias de captação de recursos, mas sobre formas de melhoria na gestão das OTSs; já a AFC confirmou a interligação das classes e permitiu a recuperação dos contextos a partir da associação das palavras por significância estatística ; e ainda, que essas classes apresentaram conexão com o assunto macro da pesquisa. A relevância desse estudo foi identificar termos e ligações mundiais, focos e áreas de conhecimento relacionados à temática captação de recursos sobre Terceiro Setor em um contexto global.Item As percepções dos agricultores familiares do município de Ladainha – MG acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma análise de conteúdo(UFVJM, 2019) Silva, Mariane Rodrigues; Murta, Nadja Maria Gomes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Murta, Nadja Maria Gomes; Silva, Daniel Ferreira da; Teixeira, Romero AlvesAs práticas da agricultura no âmbito familiar sempre estiveram presentes no cenário mundial e brasileiro enquanto modo de vida e desde a década de 1960 passaram a ser tensionadas por uma ordem baseada nas inovações tecnológicas introjetadas no campo pela Revolução Verde. A modernização conservadora no campo ocasionou mudanças na realidade agrária e agrícola do país excluindo deste processo os segmentos da Agricultura Familiar. O Estado brasileiro por sua vez, cumpriu o papel de fomentar a agricultura moderna, ao passo que também criou políticas agrícolas destinadas para Agricultura Familiar que se reorganizaram frente às novas condições de vida no campo. Na atualidade, para além de programas específicos a este segmento, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), destacamos o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que em 2009 ao ser reformulado pela Lei n° 11.947, incorporou a Agricultura Familiar determinando que do total dos recursos destinados à aquisição de gêneros alimentícios para alimentação escolar, no mínimo 30% deveriam ser adquiridos na produção agrícola de base familiar e seus empreendimentos familiares rurais. Reconhecendo a importância da Agricultura Familiar e dos sistemas alimentares locais, o PNAE é considerado na atualidade, um dos maiores programas de apoio a Agricultura Familiar, constituindo um novo canal de comercialização institucional. A presente dissertação tem como objetivo desvelar as percepções dos Agricultores Familiares do município de Ladainha MG acerca do PNAE. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa e contou com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. A estratégia analítica consistiu na Análise de Conteúdo proposta por Bardin que permitiu a elaboração de seis categorias e sete subcategorias a partir das entrevistas com os Agricultores Familiares. Os estudos demonstraram que na percepção dos Agricultores Familiares, o PNAE vem contribuindo para a promoção da Segurança Alimentar, valorização dos hábitos alimentares locais e no fomento à Agricultura Familiar do município, sobretudo, na geração de renda através da comercialização institucional local. Apesar das dificuldades climáticas, sazonais, logísticas, dentre outras, estes afirmam que a partir da participação no programa, passaram a produzir tendo a certeza de que teriam um canal de comercialização.Item Os Conselhos de Alimentação Escolar de Diamantina: percepções e estrutura(UFVJM, 2017) Oliveira, Caio Guedes de; Teixeira, Romero Alves; Murta, Nadja Maria Gomes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Romero Alves; Paes, Silvia Regina; Silva, Daniel Ferreira da; Kaitel, Cristiane Silva; Dias, Ana Catarina PerezEsta pesquisa está inserida na linha de pesquisa da Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Doenças e buscou analisar os 9 (nove) Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) da Comarca de Diamantina, MG, com a finalidade de levantar, analisar e desvelar se atendem aos critérios mínimos estabelecidos na legislação em vigência, se há coerência entre suas atribuições legais e o que ocorre na prática, se dispõem de estrutura mínima necessária para o desempenho das suas atribuições e quais são as percepções atribuídas pelos conselheiros sobre as atividades de Controle Social exercido perante o Conselho. Trata-se de um estudo transversal retrospectivo, descritivo, do tipo estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa, no qual foi feita uma minuciosa análise documental nos arquivos dos Conselhos de Alimentação Escolar para remontar a forma de atuação deles, buscando conhecer suas principais qualidades e defeitos. Além disso, foram realizadas entrevistas com os conselheiros de alimentação escolar para entender quais eram as percepções que eles tinham sobre as atividades que desempenham, por meio da técnica denominada análise de conteúdo. A análise documental demonstrou que há muitas inconsistências na forma de escolha dos conselheiros e inúmeras deficiências a serem corrigidas pelos Conselhos, por outro lado, também foram salientados muitos aspectos positivos dos trabalhos desenvolvidos. A análise das atas dos CAEs e das entrevistas com os membros dos Conselhos desvelou as percepções que eles tinham sobre a forma de constituiçao do Conselho, as dificuldades vividas para desempenhar o controle social, tais como problemas de infraestrutura, de acesso a informações e pouco incentivo a se capacitarem. Por outro lado, demonstraram o empenho para realizar suas atribuições, zelar pela qualidade da alimentação escolar dos seus Municípios e pelo uso correto do dinheiro público. Ao final, foi possível constatar que a capacitação, o estímulo ao desempenho das funções e a participação popular são fatores que influenciam a atuação efetiva e eficiente dos conselheiros de alimentação escolar, os quais devem ser garantidos e estimulados pelo Poder Público, pelos próprios conselheiros e pela sociedade.