Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Tecnologia do Polargraph e suas aplicações em sala de aula(UFVJM, 2018) Simões, Eduardo Nogueira; Souza, Nolmar Melo de; Canôas, Silvia Swain; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Souza, Nolmar Melo de; Franco, Mauro Lucio; Ferreira, Maurício de AraújoSendo uma máquina de baixo custo, de projeto e softwares livres e que funcionam em plataformas de amplo alcance de público, o Polargraph é um robô desenhista feito de materiais simples e de fácil aquisição (principalmente via internet), desenvolvida pelo programador, designer e inventor escocês Sandy Noble. Sua aplicação em sala de aula vai desde a explicação de como funciona o software (todos os conceitos matemáticos envolvidos) até os desenhos de fato, feitos a partir de coordenadas cartesianas, o que leva a uma compreensão imediata de que o movimento preciso de robôs somente pode ser feito por meio de cálculos matemáticos, e que quanto mais precisos os cálculos e a tecnologia das partes utilizadas, mais precisos cam os movimentos, o que pode levar a diversas nalidades. Evidentemente há conhecimentos técnicos envolvidos de diversos aspectos, como a conexão de circuitos, o conceito e o funcionamento de plataformas eletrônicas Arduino, o que são os passos de um motor e como isso afeta a precisão do mecanismo, etc. Evidencia-se aqui que muito embora este material abranja certa complexidade, a compreensão de seus mecanismos de funcionamento podem ser devidamente aplicadas no Geogebra (software de livre distribuição amplamente utilizado no ensino de matemática), onde o movimento dos braços do robô podem ser facilmente construídos e colocados em movimento. Assim sendo, este trabalho abrangerá três etapas de desenvolvimento após sua fundamentação teórica: a primeira etapa consiste em apresentar os aspectos técnicos do Polargraph, a segunda consiste em apresentar os aspectos matemáticos de seu funcionamento e a terceira dedica-se a aplicações desta tecnologia e seus conceitos no meio didáticoItem O uso do software GeoGebra como mecanismo para produção de material didático e estudo de objetos do cotidiano dos alunos(UFVJM, 2017) Pinheiro, Nicson Nongelle Gomes; Canôas, Silvia Swain; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lucio; Canôas, Silvia SwainAo serem considerados a capacidade ilustrativa das tecnologias digitais e o ganho pedagógico proporcionado por atividades contextualizadas ao cotidiano dos alunos, fica evidente a viabilidade de se trabalhar conteúdos curriculares usando ferramentas que exploram essas possibilidades didáticas. No entanto, para alguns pesquisadores, a falta de recursos e preparo de profissionais da educação muitas vezes impedem que atividades escolares sejam exercidas seguindo esses preceitos. Buscando colaborar para mudar esse cenário, a presente pesquisa tem a proposta de usar como aporte recursos tecnológicos do GeoGebra, concepções científicas sobre modelagem matemática e idealizações constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio para produzir materiais didáticos com potencial de trabalhar conteúdos da disciplina Geometria a partir de objetos do cotidiano dos alunos. Para tanto, é usada como principal metodologia a pesquisa bibliográfica, de modo que é adotado como marco referencial, para as etapas de concepção, construção, avaliação, reformulação e validação técnica do material produzido, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio. Destarte, suas etapas obedecem a seguinte ordem de execução: Primeira etapa - estudos bibliográficos pertinentes a matéria em estudo, com ênfase em conteúdos relacionados a ideias contemporâneas sobre a educação, a Tecnologias da Informação e Comunicação e a orientações contidas nos parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio sobre habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos nesses níveis de ensino; Segunda etapa - análise seletiva das bibliografias estudadas e planejamento de ferramentas educativas com potencial para trabalhar a Geometria associando elementos do mundo real, da matemática formal e da tecnologia; Terceira etapa - construção das atividades planejadas durante a etapa anterior e a avaliação preliminar dos resultados obtidos; Quarta etapa - reformulação das atividades carentes de ajustes, análise final e validação dos resultados obtidos. Com os procedimentos descritos, buscou-se produzir duas atividades complexas compatíveis com várias das orientações estabelecidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Ensinos Fundamental e Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Básico, discutir aspectos relacionados à inclusão da tecnologia em sala de aula e apresentar técnicas matemáticas e pedagógicas concernentes ao ensino da Geometria e sua associação a outras disciplinas nesses níveis de ensino.