Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Vivências de mulheres com câncer de útero: do diagnóstico ao tratamento
    (UFVJM, 2019) Matos, Líliam Alkmim; Drummond, Andreia Maria Araújo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Drummond, Andreia Maria Araújo; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Mattos, Flávio de Freitas; Guedes, Helisamara Mota
    O câncer do colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Além disso, mulheres que têm baixo nível socioeconômico encontram-se mais descobertas em razão do reduzido atendimento e o cuidado à saúde. O objetivo deste estudo foi conhecer as vivências no serviço de saúde do município de Januária-MG, de mulheres com câncer de colo de útero, do diagnóstico ao tratamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, desenvolvida no município de Januária, localizada na região norte do estado de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas individuais utilizando-se um roteiro semiestruturado, contendo questões norteadoras sobre o tema. Todas as mulheres foram esclarecidas sobre a pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Foram realizadas oito entrevistas com mulheres de 35 a 67 anos de idade. As categorias identificadas neste estudo foram: a percepção frente ao diagnóstico; dificuldades para a realização do exame preventivo; apoio familiar, de amigos e da fé; as experiências do tratamento e sentimentos que emergiram durante o período da doença. Este estudo possibilitou conhecer os sentimentos e as dificuldades das mulheres acometidas pelo câncer de colo de útero, no serviço público de saúde municipal e contribuir com informações para a melhoria na qualidade e fluxo da assistência.