Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação de métodos de agrupamento para a classificação da capacidade produtiva de um trecho da Floresta Nacional do Tapajós – PA.
    (UFVJM, 2017) Ximenes, Lucas Cunha; Oliveira, Marcio Leles Romarco de; Gama, João Ricardo Vasconcellos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Marcio Leles Romarco de; Machado, Evandro Luiz Mendonça; Dutra, Gleyce Campos; Gorgens, Eric Bastos
    O estudo teve como objetivo definir a melhor combinação de método de agrupamento com medida de similaridade para a classificar a capacidade produtiva de um trecho na Floresta Nacional do Tapajós. O inventário florestal amostral foi realizado no ano de 2012 e para a locação das parcelas foram abertas 12 faixas de, aproximadamente, 1,5 m de largura, equidistantes 4,0 km, na direção leste-oeste, e com comprimento variando de 4 km a 13,75 km. A instalação das parcelas, com dimensões de 30 x 250 m, distribuídas sistematicamente por 500 m em cada linha. Foi levado em consideração para a definição das classes de tamanho (CT): CT 1 (classe de regeneração) - 10 cm ≤ DAP < 25 cm nos primeiros 50 m da parcela (30 m x 50 m); CT 2 (classe de crescimento) - 25 cm ≤ DAP < 50 cm nos primeiros 100 m (30 m x 100 m); e CT 3 (classe de colheita) - DAP ≥ 50 cm em toda a parcela (30 m x 250 m). Para a classificação da capacidade produtiva, realizou-se um filtro no banco de dados original por classe de tamanho, no qual foram selecionados os indivíduos com qualidade de fuste 1 (fuste reto) e 2 (fuste com pequenas tortuosidades) e que têm valor no mercado regional. As 204 parcelas foram agrupadas em grupos homogêneos, no qual foram produzidos 40 dendrogramas do tipo vertical para cada uma das 3 classes de tamanho (totalizando 120 dendrogramas), baseados na combinação de 5 medidas de distância (Euclidiana Simples, Euclidiana Quadrada, Manhattan, Canberra e Mahalanobis), com 8 métodos de agrupamento hierárquicos, sendo: Ward1, Ward2 Ligação Simples, Ligação Completa, UPGMA, WPGMA, Mediana e Centroide. Com o intuito de verificar a validação dos métodos de agrupamento testados, foram confeccionadas 120 tabelas de análise discriminante linear de Fisher, sendo 40 para cada classe de tamanho, contendo as probabilidades para cada classe de estoque, bem como a porcentagem de classificação das combinações testadas na análise de agrupamento. As análises de agrupamento e discriminante possibilitaram estratificar as parcelas heterogêneas de uma floresta inequiânea em áreas com parcelas homogêneas em termos de volume, densidade básica da madeira e grupo de comercialização. A combinação entre medida de distância de Manhattan e método de Ward2 mostrou-se ser a mais eficiente para estratificar florestas inequiâneas em classes de estoque volumétrico.