Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Fracasso escolar: casos encaminhados ao CRAS Palha de Diamantina-MG
    (UFVJM, 2018) Tameirão, Kelly Cristine; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Flávia Gonçalves da
    O fracasso escolar configura-se como um grande obstáculo no processo de ensino-aprendizagem e é um tema recorrente no âmbito educacional. Embora muitos estudos sejam voltados para essa temática, a persistência desse fenômeno remete-nos à ideia de que ainda não é o momento de cessar as investigações inerentes a esse problema da educação em nosso país. Assim sendo, esta pesquisa teve por objetivo principal investigar e analisar os casos de fracasso escolar encaminhados à política de assistência social no município de Diamantina-MG, dentro do contexto de um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Regional II, nos anos de 2016 e 2017. Buscou-se para isso compreender a teoria de Vigotski acerca do desenvolvimento humano e da aprendizagem, bem como investigar sobre o fracasso escolar, a partir das contribuições de Patto (1999). Os instrumentos de coleta de dados se deram por meio da pesquisa qualitativa, através da pesquisa documental e bibliográfica. Entre outras, algumas conclusões desta pesquisa, remetem para a ideia de que os sujeitos relacionados ao fracasso escolar e encaminhados ao CRAS II, em sua maioria, são do sexo masculino, negros, provenientes de bairros periféricos, compõem o núcleo familiar de famílias que em sua maioria recebem o beneficio de transferência de renda do governo federal. Pode-se ainda verificar que a relação estabelecida entre as políticas de educação e da assistência social necessita de melhor articulação, visando alcançar de forma conjunta e continuada, resultados que possam servir de solução para a minimização de casos de fracasso escolar atribuídos a crianças e adolescentes.