Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Estudos sobre jogos empresariais e termos correlatos aplicados à administração
    (UFVJM, 2021) Souza, Artemiza Oliveira; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O trabalho teve como objetivo realizar pesquisas sobre jogos de empresas e seus termos correlatos a fim de produzir artigos científicos envolvendo as temáticas. Desta forma, o artigo 1 teve como objetivo mapear e caracterizar as possíveis dimensões encontradas nas publicações científicas nacionais, as quais abordam diretamente o tema: o jogo beer game no ensino superior como parte do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada a análise metodológica bibliométrica, a qual utilizou como base de dados a extração de 100% das publicações contidas na plataforma ‘Google Acadêmico’. Os resultados dessa pesquisa contribuem para identificar que o tema ‘beer game’ representa um dos eixos dos inúmeros jogos empresariais logísticos utilizados no ensino superior. O artigo 2, teve como objetivo mapear as publicações sobre a temática Serious games in education e Gamification in education. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na plataforma Web of Science no período de 2015 a 2020, em que o termo de busca deveria estar localizado nos títulos das referências. As buscas resultaram em 81 registros sobre a temática Serious games in education e 163 registros sobre Gamification in education. Foi possível verificar que no que concerne a área de pesquisa, ambos os termos apresentaram como principal a educação e pesquisa educacional. Por fim, o artigo 3 teve como objetivo caracterizar as publicações sobre a temática jogos de empresas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na plataforma Spell abrangendo todo o período disponível. O estudo se caracteriza como pesquisa descritiva e, no que concerne a abordagem é classificado como qualitativo-quantitativo. Após a seleção dos artigos, realizou-se a análise de conteúdo de todos os resumos das publicações sobre a temática utilizando o software IRaMuTeQ. Neste estudo, para o processamento dos dados de análise, utilizou-se: a classificação hierárquica descendente (CHD), análises de similitude e nuvem de palavras. O estudo possibilitou constatar que através do jogo é possível treinar os participantes para tomadas de decisões mais assertivas. O trabalho torna-se relevante uma vez que, relaciona importantes características das publicações que compõem as temáticas pesquisadas, as quais estão inseridas no contexto de jogos aplicados a educação. É sabido que os meios tradicionais de ensino aprendizagem não atendem completamente a demanda dos indivíduos contemporâneos. Desta forma, os jogos e elementos de jogos, constituem estratégias metodológicas para atingir e motivar os alunos. Espera-se que este trabalho possa colaborar na evolução das discussões sobre os métodos de ensino e aprendizagem, envolvendo entre outras contribuições, o conhecimento mais aprofundado sobre os jogos empresariais como uma alternativa de melhoria da aprendizagem prática sobre gestão.