Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Torta de macaúba como aditivo em silagem de capim-elefante
    (UFVJM, 2017) Silveira, Hugo Vinícius Lelis; Braz, Thiago Gomes dos Santos; Rigueira, João Paulo Sampaio; Santos, Márcia Vitória; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braz, Thiago Gomes dos Santos; Rigueira, João Paulo Sampaio; Santos, Márcia Vitória; Magalhães, Marcela Azevedo
    Objetivou-se com este trabalho avaliar os efeitos da adição de doses crescentes do subproduto torta de polpa de Acrocomia aculeata (macaúba) sobre o valor nutritivo, características fermentativas, perdas do processo fermentativo e influência na estabilidade aeróbica de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos pela forrageira capim-elefante aditivada de seis doses de torta de polpa de coco de macaúba com base na matéria natural (0, 6, 12, 18, 24, 30%). A planta forrageira passou por período de 150 dias de amarmazenamento em silos experimentais de polietileno (PVC). Foi determinado o valor nutritivo, as características fementativas, as perdas e a estabilidade aeróbia.Verificou-se efeito linear crescente (P <0,05) das doses de TPCM sobre o teor médio de matéria seca (MS), extrato etéreo (EE), lignina, carboidratos não fibrosos (CNF) e digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) das silagens de capim-elefante, entretanto, os teores de fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente neutro corrigida para cinzas e proteína (FDNcp), fibra em detergente ácido (FDA) e proteína bruta (PB) foram reduzidos linearmente (P<0,05) à medida que se elevou a adição de TPCM. A inclusão de TPCM elevou linearmente (P<0,05) os valores de pH e reduziu os valores de nitrogênio amoniacal (N-NH3) das silagens. Os valores de produção de efluentes na silagem decresceram linearmente (P<0,05) com a inclusão do aditivo. Os valores de perda por gases apresentaram resposta quadrática (P<0,05) à medida que se elevou a adição de TPCM nas silagens. A estabilidade aeróbica foi afetada nas silagens de capim-elefante, mostrando uma elevação na estabilidade a medida que se elevava a dose de inclusão da TPCM. De forma geral a adição da TPCM melhora o valor nutritivo e os parâmetros fermentativos da silagem de capim-elefante, sendo recomendado a inclusão de 15 % desse aditivo.