Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Livro educação em saúde
    (UFVJM, 2021) Silva, Priscyla Paulina; Pires, Ivy Scorsy Cazelli; Barroso, Heloisa Helena; Neves, Kelly da Rocha
  • Thumbnail Image
    Item
    Importância do diagnóstico situacional para o planejamento de ações em saúde na Estratégia Saúde da Família
    (UFVJM, 2020) Silva, Priscyla Paulina; Pires, Ivy Scorzi Cazelli; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pires, Ivy Scorzi Cazelli; Guimarães, Fábio Tadeu Lourenço; Miranda, João Luiz de
    Este estudo fornece dados sobre a prevalência de seis patologias / comorbidades encontradas nas Estratégias de Saúde da Família no Brasil, incluindo hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade, alcoolismo, uso/dependência de drogas e pacientes com dificuldade de locomoção. O estudo objetivou realizar o Diagnóstico Situacional de Saúde de duas Estratégias de Saúde da Família, uma localizada no Vale do Jequitinhonha (ESF 01) e outra na região do Médio Rio das Velhas (ESF 02), possibilitando o planejamento de ações e intervenções. com a comunidade. Acredita-se que o diagnóstico seja uma importante ferramenta para o gerenciamento, identificação, descrição, priorização e explicação dos problemas de saúde de uma determinada população, o que permite a caracterização da situação de saúde da ESF estudada, podendo assim conhecer, mapear e sugerir ações de promoção, prevenção e intervenção na área de abrangência. A metodologia descritiva foi utilizada, pois a coleta de dados ocorreu na Estratégia Saúde da Família 01 no segundo semestre de 2019 e a coleta de dados na Estratégia Saúde da Família 01 ocorreu no primeiro semestre de 2020 por meio dos dados do e-Sus. Percebe-se que existe um grande número de usuários e indivíduos concentrados na faixa etária de 18 a 59 anos, nas duas Estratégias de Saúde da Família estudadas, correspondendo a 53,59% na ESF 01 e 59,22% na ESF 02 do total de população assistida e cadastrada. Na faixa etária de idosos, na ESF 01, há maior concentração de patologias / comorbidades, com percentual de 37,36%, para um total de 750 pacientes e na ESF 02, 100% do público idoso possui alguma patologia/comorbidade. Em ambos os municípios existe um grupo de atividades físicas para idosos, onde participam pessoas de outras faixas etárias, pois também funciona como um espaço de atendimento e orientação quanto à hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade, mas que não é especificamente para tratá-los.