Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Magistério do nível médio do Campo e a formação continuada aos educadores dos assentamentos no Norte de Minas Gerais: o episódio da parceria UNIMONTES/PRONERA
    (UFVJM, 2021) Silva, Naura Sthocco; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Neves, Leonardo dos Santos; Macêdo, Maria Ângela Lopes Dumont; Castro, Vanessa Gomes de
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir a formação de professores para Educação do Campo no Curso de Magistério Nível Médio do Campo – Magicampo, ofertado pela parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, em convênio com o Incra, com fins de formar Educadores nos Assentamentos Rurais do Norte de Minas Gerais. Dessa forma, como problema de pesquisa, lançou-se o seguinte questionamento: como a proposta de formação de professores no Magicampo Unimontes/Pronera, desenvolvida entre 2006 e 2011, contribuiu para a formação continuada dos educadores do assentamento do Norte de Minas? Nesse sentido, busca-se analisar a proposta de formação de professores do Magicampo à luz do contexto das políticas públicas para a educação do campo. Para alcance desse objetivo, busca-se examinar a proposta curricular de formação do curso; analisar os apontamentos do programa e, por fim, identificar se os objetivos do programa foram atingidos. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, de abordagem qualitativa, que se desenvolve por meio da análise documental tomando como provas materiais de pesquisa o Projeto Pedagógico do Magicampo/ Unimontes, seu relatório final e as legislações pertinentes ao objeto investigado. Como resultados, entendeu-se que o curso Magicampo contribuiu com a formação de 19 professores nos assentamentos. Sob o ponto de vista qualitativo, foi responsável por propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas não vinculadas aos urbanos adaptados, o que causou a valorização do pensar e fazer educação aos moldes das realidades dos alunos formados.