Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Educação física escolar e a promocão da saúde: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas?
    (UFVJM, 2019) Silva, Lidiane Gonzaga e; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Cardoso, Fernanda de Souza; Marques, Danieli Alves Pereira
    O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como professores de Educação Física vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)/edital 2018, tratam e desenvolvem o tema saúde em suas aulas. A partir do objetivo geral, a investigação analisa como professores de educação física compreendem o conceito de saúde; descreve intervenções na escola, no campo da cultura corporal, sobre o tema saúde; identifica contribuições do PIBID ao professor da disciplina sobre o específico tema; e constrói uma proposta de jogo pedagógico para utilização em aulas de educação física. Para tanto, a investigação foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a seis professores de educação física que atuam em instituições públicas estaduais de ensino, sendo 04 mulheres e 02 homens com idade média aproximada de 34 anos (sendo a mínima 29 e a máxima 39 anos). Para análise dos dados, o trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo. Os professores entrevistados compreendem o conceito de saúde para além da ausência de doença e acreditam que há vários fatores que interferem nessa condição. Durante seus relatos foi possível verificar que eles articulam alguns conteúdos da educação física com o tema durante suas práticas pedagógicas, porém em uma perspectiva biologicista. Acredita-se que esta pesquisa contribuirá para a partilha de práticas pedagógicas sobre o tema saúde na escola e reflexões sobre as possibilidades do componente curricular educação física no conjunto da educação básica.