Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Metodologias de ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas e desafios para professores em São Francisco – MG
    (UFVJM, 2020) Silva, Adailton Cardoso da; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    O presente estudo, intitulado Metodologias de ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas e desafios para professores em São Francisco – MG, teve como objetivo principal identificar as principais metodologias de ensino propostas pela Educação Matemática e suas contribuições para o desenvolvimento do discente do 5º ano do Ensino Fundamental, de modo a melhorar a eficiência da aprendizagem para o 6º ano da etapa, na Escola Municipal do Bom Menino, situada em São Francisco – MG. As principais discussões teóricas se deram no âmbito das tendências metodológicas para a Educação Matemática. Baseamos no pensamento construtivista da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky, pelos quais reconhecemos o estudante como o construtor da sua aprendizagem. Buscando aprofundar os estudos, foi desenvolvida a pesquisa de campo, baseada em Gil (2002) Lakatos e Marconi (2003). A pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva-exploratória e, para tal, ocorreram observações em sala de aula de Matemática e entrevista com professores que atuam com a disciplina no ano de escolaridade. Identificamos que as atividades lúdicas, os jogos e a resolução de situações problemas contribuem para exercitar a autonomia do pensamento e da prática Matemática, possibilita apresentar conteúdos com potencial significativo durante o uso dessas metodologias. Desse ponto, é importante começar o estudo do objeto matemático com situações que envolvam o cotidiano do estudante, àquilo que ele consiga visualizar, para que seja suporte para um novo saber.