Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Influência da luminosidade e cor de aquário em pacamã Lophiosilurus alexandri em fases iniciais de desenvolvimento
    (UFVJM, 2016) Santos, Thaís Garcia; Pedreira, Marcelo Mattos; Schorer, Marianne; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pedreira, Marcelo Mattos; Schorer, Marianne; Silva, Robson Campos; Pinheiro, Sandra Regina Freitas
    A sobrevivência de diversas espécies de peixes em cativeiro depende de sua adaptação às condições ambientais, sendo essencial adequar parâmetros como a luminosidade e cor ambiente. Com isso, objetivou-se, com o desenvolvimento de dois experimentos: com o primeiro, avaliar o desempenho de larvas de pacamã submetidos a duas cores de aquário e dois níveis de luminosidade e no segundo, avaliar o desempenho, o comportamento e pigmentação da pele de juvenis pacamã Lophiosilurus alexandri submetidos a diferentes níveis de luminosidade. No primeiro experimento, conduzido por 25 dias, foram utilizadas 1200 larvas, distribuídos em 4 tratamentos: aquário branco com 0 Lux, aquário branco com 88 Lux, aquário preto com 0 Lux e aquário preto com 88 Lux. Para o segundo experimento, conduzido por 75 dias, foram utilizados 160 juvenis de pacamãs submetidos a 4 luminosidades: 0 lux, 218 lux, 278 lux e 458 lux. Em ambos experimentos os animais foram alimentados quatro vezes ao dia, em ambiente com fotoperiodo de 12 horas de luz e 12 horas de escuro e aeração constante. No primeiro experimento, indica-se para o cultivo de pós larvas de pacamãs o uso de aquários brancos e luminosidades entre 0 e 88 lux não afetam o desempenho dos peixes. Já no segundo experimento, as diferentes luminosidades não interferiram na pigmentação, crescimento e manteve baixo os níveis de cortisol. Porém recomenda-se o cultivo de juvenis de pacamãem ambiente sem luminosidade, pois diminui o consumo de ração e favorece a conversão alimentar, sendo estas características desejáveis à produção.