Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Mapas conceituais utilizados como instrumento de avaliação e aprendizagem para o ensino de física
    (UFVJM, 2016) Santos, Regiane de Souza Paula; Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinicius Carvalho; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Vieira, Noemi Campos Freitas
    Este trabalho é o resultado de uma experiência pedagógica realizada com alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, em Diamantina - Minas Gerais. O principal objetivo foi desenvolver uma metodologia de acordo com as orientações estabelecidas por Moreira (2010), baseando-se na teoria cognitiva e nas ideias de David Ausubel (1963) e Joseph Novak (1977). Assim, foi utilizada a ferramenta ‘Mapas Conceituais’ como um possível instrumento facilitador na avaliação, para otimização do ensino-aprendizagem dos conteúdos de Física. A metodologia utilizada nesta pesquisa definiu-se como qualitativa, a partir de um estudo experimental e documental. A pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira etapa, utilizou-se da ferramenta ‘Mapas Conceituais’ enquanto instrumento de aprendizagem, comparando-se as notas entre duas turmas de 2º ano (A e B). Na segunda etapa, a mesma ferramenta foi utilizada enquanto instrumento de avaliação, em turmas de 3º ano (A e B), quando foi verificada sua eficácia a partir da colaboração de docentes avaliadores em relação aos conteúdos de Física. Os resultados, bem como a análise qualitativa do processo, demonstraram um avanço significativo nas notas dos discentes ao utilizarem-se os mapas conceituais, enquanto ferramentas avaliativas dos conteúdos de Física. Uma sugestão para futuras pesquisas seria a realização desse experimento em outros conteúdos e em outros níveis de ensino, substituindo as avaliações tradicionais pela ferramenta dos mapas conceituais.