Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Recursos digitais utilizados por docentes do curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ensino remoto emergencial
    (UFVJM, 2022) Santos, Débora Cristina dos; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Bodolay, Adriana Nascimento; Gysel, Edelweiss Vitol; Cintra, Marcos Rogério; Santos, Sandro Vinícius Sales dos
    Esta pesquisa teve como objetivo verificar a utilização dos recursos digitais e a condição de trabalho dos professores do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina/MG, no decorrer do período remoto emergencial instituído em virtude da pandemia causada pela Covid-19. Como referencial teórico, apresentamos estudos sobre as tecnologias na educação, uma breve contextualização sobre a adoção do ensino remoto no contexto da pandemia e as regulamentações que dispõem sobre a necessidade da utilização das tecnologias no cotidiano educacional, além da condição de trabalho docente frente a este novo panorama. Buscamos identificar quais recursos digitais foram utilizados pelos docentes no processo de ensino no mencionado período. A metodologia adotada foi a análise documental dos questionários aplicados aos docentes do curso de Letras. Como resultado, apresentamos os recursos tecnológicos digitais utilizados pelos docentes durante o período remoto emergencial, apontando os limites e possibilidades de operacionalização destes, refletindo também sobre as condições de trabalho docente e o contexto educacional diante da pandemia do Coronavírus.