Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Violência escolar: repercussões da violência no trabalho docente
    (UFVJM, 2017) Santos, Cristina Braga dos; Couto, Regina Célia do; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Couto, Regina Célia do; Vilela, Rita Amélia Teixeira; Ramalho, Maria Nailde Martins
    Este estudo teve como objetivo analisar as repercussões da violência no trabalho docente. Para isso, selecionamos como lócus de pesquisa uma escola pública da Rede Municipal de Belo Horizonte. Optamos pela metodologia de pesquisa predominantemente qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a análise de documentos e as entrevistas semiestruturadas. Os documentos que nos serviram para as análises foram os diários de bordo – livro de ocorrência – produzidos pela escola entre os meses de fevereiro e novembro de 2016, referentes às sete (7) turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, oitavos (8°) e nonos (9°) anos. Colaboraram com a pesquisa: dois professores, selecionados a partir da análise dos documentos, os dois gestores da escola e os dois coordenadores do terceiro ciclo. A pesquisa justifica-se pela necessidade do debate acerca da violência e de como o tema tornou-se emergente nos diversos campos sociais, sobremaneira na escola. As mudanças que perpassam a sociedade trouxeram à instituição escolar novas atribuições, ocasionadas, entre outros fatores, pela diversidade dos sujeitos que a ela têm acesso. Neste aspecto, este estudo apresenta uma reflexão sobre os significados que admite o termo violência, discutidos, no segundo capítulo da dissertação, sob o aporte teórico de estudiosos como Hanna Arendt, Marilena Chaui, Slavoj Zizec, Vera Candau e outros. Ao analisar as ocorrências registradas nos diários de bordo e as implicações desses eventos no trabalho docente, tais conceitos são retomados no sentido de ampliar nosso entendimento. Ressaltamos que, a partir das análises da parte objetiva, constantes nos formulários dos diários de bordo, foram encontrados dois mil e seiscentos e doze (2.612) registros, nos quais constavam mais de seis mil (6.000) ocorrências, que, em sua maioria, referem-se a situações que, a princípio, podem ser entendidas como indisciplinares. A leitura e a análise dos mil seiscentos e dois (1.602) relatos descritivos possibilitaram a constatação da ambiguidade no uso do termo brincadeira, que deixa subentendidos comportamentos que envolvem pequenos furtos de materiais escolares e outros objetos e as agressões físicas e verbais, violências manifestas no cotidiano escolar. Como repercussões da violência no trabalho docente, foram identificadas pela pesquisa: a intensificação e a autointensificação do trabalho docente, analisadas à luz dos estudos de Assunção (2005), Duarte e Oliveira (2014), Garcia e Anadon (2009), Oliveira et al. (2004) e Noronha (2008). O adoecimento dos docentes e o baixo rendimento acadêmico dos estudantes também são apontados como repercussões da violência.