Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativo em educação de uma universidade federal
    (UFVJM, 2019) Santos, Adriana Kátia dos; Morais, Harriman Aley; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Harriman Aley; Dias, Ana Catarina Perez; Campos, Luciana de Freitas; Oliveira, Josimar Rodrigues
    A partir do fim do século XX, muito se tem discutido sobre a qualidade de vida do trabalhador, em face a sua saúde, que tem sido comprometida negativamente ao longo dos anos, em virtude da cobrança pela produtividade no trabalho. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos Técnicos-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, do campus de Diamantina/MG. Para tanto foi aplicado um questionário de QVT a 86 servidores que se dispuserem a participar da pesquisa que teve um caráter quantitativo e também qualitativo, sendo um estudo exploratório-descritivo. Foram avaliadas oito dimensões onde em apenas duas delas, “Integração social” e “Utilização da capacidade humana”, não houve comprometimento da QVT e na dimensão “Compensação justa e adequada” foi onde encontrou-se o maior nível de insatisfação por parte destes TAE. Apesar de não ser possível a intervenção da instituição na dimensão mais crítica, em virtude do plano de carreira dos TAE ser estabelecido por lei federal, em todas as outras dimensões foi possível observar aspectos que podem ser abordados pela gestão da universidade em busca da promoção da QVT.