Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Concepções que orientam as práticas pedagógicas dos professores de Matemática da EJA: uma análise a partir da perspectiva teórica do Programa Etnomatemática
    (UFVJM, 2023) Santana, José Jorge Francisco de; Ferreira, Adriana Assis; Corrêa, Roseli de Alvarenga; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Corrêa, Roseli de Alvarenga; Ramalho, Mara Lúcia; Lannes, Wagner; Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino
    A pesquisa analisou a prática docente dos professores de Matemática da EJA no sentido de identificar uma maior ou menor ação pedagógica orientada por algumas tendências atuais da Educação Matemática, em especial a Etnomatemática. Os sujeitos da investigação foram os professores de Matemática do ensino fundamental e médio das escolas públicas estaduais da cidade de Montes Claros, MG, Brasil. O levantamento de dados ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu de aplicação de um questionário online enviado pela plataforma Google Forms para 39 professores que atendiam ao critério de inclusão na pesquisa, dos quais 21 retornaram respostas. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas com quatro dos 21 professores que responderam ao questionário. A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de Análise de Conteúdo Categorial. As variáveis textuais dos questionários propiciaram a construção de três Categorias de Análise nominadas como: 1) Saberes não escolares e diversidade cultural; 2) Prática pedagógica e Matemática na EJA; 3) Programa Etnomatemática e ações curriculares. As entrevistas não alteraram a constituição das Categorias de Análise, entretanto, as comunicações dos docentes selecionados nessa etapa possibilitaram um refinamento dessas categorias, revelando ações vinculadas ao cotidiano e, sobretudo, às atividades profissionais dos alunos. A análise final das categorias sugeriu três dimensões intersecionadas na prática docente do professor de Matemática da EJA, a saber: a) o professor identifica parcialmente os saberes matemáticos não escolares dos alunos da EJA, b) esses saberes são, em parte, considerados nas ações didáticas eminentemente vinculadas às atividades profissionais dos alunos, c) o professor na maioria das vezes não se dá conta de que suas ações curriculares e de ensino de Matemática na EJA guardam alguma conexão com as tendências em Educação Matemática, notadamente o Programa Etnomatemática. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para maiores reflexões sobre a formação inicial do professor de Matemática, para ações como capacitação e formação continuada do docente, para produção de materiais didáticos mais compatíveis ao ensino de Matemática e, sobretudo, para o desenvolvimento de projetos específicos para a EJA, localizados espacialmente e de acordo com as singularidades de cada região do Estado de Minas Gerais. “Minas são muitas” (Guimarães Rosa).