Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação da atividade inseticida do óleo essencial de Trixis vauthieri DC sobre Lutzomyia longipalpis (Diptera: Psychodidae)
    (UFVJM, 2020) Rosa, Graciela Aparecida; Barata, Ricardo Andrade; Oliveira, Patricia Machado de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barata, Ricardo Andrade; Vieira, Thallyta Maria; Viana, Daniel José Silva; Kato, Kelly Cristina
    A leishmaniose visceral (LV) é uma doença grave, podendo apresentar altos índices de letalidade. No Brasil, encontra-se em franca expansão geográfica em virtude da urbanização facilitada pela adaptação do seu principal vetor, o flebotomíneo da espécie Lutzomyia longipalpis. O controle vetorial tem sido realizado através da higiene ou manejo ambiental e aplicação de inseticidas de ação residual nos domicílios e abrigos de animais. Apesar do esforço realizado na execução destas e de outras medidas não se consegue a erradicação da doença. Adicionalmente, a resistência de Lu. longipalpis aos inseticidas convencionais vem sendo relatada. As plantas tornaram-se uma importante alternativa como fonte de produtos naturais biologicamente ativos, com vasta aplicação na agropecuária e na saúde pública. Este estudo teve como objetivo avaliar a atividade inseticida de óleo essencial de Trixis vauthieri sobre adultos selvagens de Lutzomyia longipalpis, identificar os compostos fitoquímicos do óleo essencial e verificar a influência do ritmo circadiano da planta sobre a mortalidade dos insetos. Para isso, folhas frescas de T. vauthieri foram coletadas em junho de 2019, em três horários distintos (7, 13 e 19 horas) em um mesmo dia, para obtenção de óleos essenciais através de arraste a vapor por Clevenger. Estes foram diluídos em solução de Tween 80 a 3% para a obtenção de concentrações a 5, 10 e 20 mg.mL-1. Os flebotomíneos foram coletados com utilização de armadilha luminosa HP, em uma localidade rural do município de Diamantina/MG. Vinte espécimes (10 machos e 10 fêmeas em triplicata) foram transferidos para cada recipiente, onde foram aplicados os óleos essenciais nas diferentes concentrações. A mortalidade foi avaliada após 1, 2, 4, 12, 24, 48 e 72 horas de tratamento. A investigação fitoquímica presente no óleo essencial de T. vauthieri foi realizada de acordo com a metodologia de prospecção preliminar proposta por Matos (1997). O óleo essencial de T. vauthieri extraído da coleta das 7h na concentração de 20 mg.mL-1 mostrou uma atividade inseticida sobre Lu. longipalpis mais eficiente, com 98,33% de mortalidade sobre os insetos adultos após 72h de tratamento. A análise dos constituintes químicos revelou a presença de triterpenos e/ou esteróides, taninos, flavonóides, alcalóides, saponinas e cumarinas. Os resultados obtidos sugerem que o óleo essencial de T. vauthieri é promissor na busca por compostos naturais ativos e puros com atividade inseticida sobre Lu. longipalpis.