Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Efeitos dose e comprimento de onda-dependentes da fotobiomodulação sistêmica sobre parâmetros metabólicos em camundongos com obesidade induzida por dieta
    (UFVJM, 2023) Rocha, Maíra da Silva Almeida; Magalhães, Flávio de Castro; Esteves, Elizabethe Adriana; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Considerando a incidência da obesidade como um problema mundial de saúde pública, tornam-se iminentes estudos que busquem a investigação de novas estratégias terapêuticas. Em trabalhos realizados pelo nosso grupo, verificamos resultados satisfatórios da fotobiomodulação (PBM - photobiomodulation) em melhorar parâmetros relacionados à obesidade e à resistência à insulina em camundongos. Sendo esse nosso foco de estudo, realizamos dois experimentos no presente trabalho. No Experimento 1 foi elaborado um equipamento de LED para a realização de PBM sistêmica em roedores e foram testadas diferentes dietas de cafeteria para a indução da obesidade em camundongos (Balb/c) machos. Os animais foram alimentados durante 20 semanas e submetidos à PBM sistêmica nas últimas 4 semanas com o equipamento desenvolvido. Verificamos que a PBM sistêmica induziu ligeira redução no peso corporal dos animais obesos, sem alterações sobre o metabolismo da glicose. Com base nesses resultados preliminares, realizamos o Experimento 2 para avaliar a PBM sistêmica em diferentes doses e comprimentos de onda. Camundongos Swiss machos foram alimentados durante 14 semanas com dieta de cafeteria (CAF) e tratados com PBM sistêmica nas últimas 6 semanas. Foram formados oito grupos experimentais: Sham-Chow (PBM em animais controle com o dispositivo desligado), Sham-CAF (PBM em animais obesos com o dispositivo desligado), RED-1 e RED-2 (PBM em animais obesos no comprimento de onda 660 nm nas doses 1 ou 2 joules por ponto, respectivamente), INFRA-1 e INFRA-2 (PBM em animais obesos no comprimento de onda 850 nm nas doses 1 ou 2 joules por ponto, respectivamente), COMB-1 e COMB-2 (PBM em animais obesos com a combinação dos comprimentos de onda 660 e 850 nm nas doses 1 ou 2 joules por ponto, respectivamente). Concluímos que a PBM sistêmica com comprimento de onda vermelho (660 nm) e a dose 1 joule por ponto induziu melhoras sobre parâmetros relacionados à obesidade em camundongos com obesidade induzida por dieta.