Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação da estrutura e dos processos hospitalares para melhoria da qualidade na assistência
    (UFVJM, 2014) Rocha, Anderson de Almeida; Andrade, Renata Aline de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Renata Aline de; Barbosa, Simone de Pinho; Campos, Luciana de Freitas
    Os hospitais devem ser espaços saudáveis de cuidados da saúde, indo além do tratamento de doenças, com a prevenção de doenças e a promoção de saúde, contribuindo para o empoderamento da pessoa hospitalizada, para que essa possa controlar os fatores que influenciam sua saúde. O presente estudo objetivou avaliar a estrutura e os processos para melhoria na qualidade da assistência hospitalar, diagnosticar a situação atual da qualidade no atendimento a clientes de um hospital de referência regional, segundo o padrão de nível 1 da ONA e avaliar o conhecimento dos colaboradores do hospital sobre a Instituição que trabalham e acreditação hospitalar. Os veículos de participação da comunidade, a observância de locais de trabalho saudáveis para profissionais de saúde e o gerenciamento sustentável das organizações hospitalares devem ser ativamente comprometidas com o planejamento para a promoção da saúde. A metodologia utilizada foi um estudo observacional, descritivo, quantitativo, prospectivo, em uma instituição hospitalar público-privada filantrópica, do estado de Minas Gerais. Foram entrevistados 279 colaboradores, dos diversos setores do hospital, no intuito de se firmar um diagnóstico situacional institucional, por setor, baseado nos padrões da Organização Nacional de Acreditação. Concluiu-se que a qualidade não é feita somente de processos e modelos escritos, mas também de pessoas. Se não há uma compreensão homogênea dos ideais de qualidade, de seus conceitos e de sua cultura, presente em todos os envolvidos, nas diversas esferas dos processos, formando uma cadeia dirigida a um objetivo comum, então não haverá promoção da mudança necessária para a melhoria conjunta da qualidade na assistência. Há que se trabalhar a estrutura institucional para estabelecer envolvimento entre os profissionais no sentido de uma nova cultura de qualidade que reforce seus padrões e sua sustentabilidade econômica. Como proposta de intervenção o estudo apontou caminhos para implantação de processos de melhoria da assistência, pautados em indicadores assistenciais e gerenciais direcionados à Instituição cenário da pesquisa. Urge que se inicie uma política de desenvolvimento de macro e microprocessos voltados para a segurança do cliente no hospital em questão.