Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Seleção de clones de corymbia responsivos à inoculação de fungos ectomicorrízicos
    (UFVJM, 2016) Rocha, Aline Ferreira; Grazziotti, Paulo Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Grazziotti, Paulo Henrique; Titon, Miranda; Silva, Alexandre Christófaro
    A seleção de clones de Corymbia menos dependentes da adubação fosfatada e mais responsivos as ectomicorrizas poderá tornar o cultivo desta planta menos dependente deste insumo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de inoculantes de isolados de Pisolithus sp. na produção de mudas de clones de Corymbia pela miniestaquia, em condições de viveiro. Os clones de Corymbia AEC0007, AEC0022, AEC0043 e AEC0045 inoculados com os isolados de Pisolithus sp. C9C, C16 com a mistura dos dois isolados (MIX = C9C+C16), foram crescidos em substrato com redução da adubação fosfatada. Como controle, os mesmos clones, não inoculados, foram crescidos em substrato com (Controle) e sem (Comercial) redução da adubação fosfatada. A sobrevivência das mudas nos clones AEC0007 e AEC0043 não foi influenciada pela inoculação. Para os demais clones, as mudas inoculadas com C16 foram até 75 % maiores que as mudas do Comercial. A inoculação com MIX aumentou a altura das mudas do AEC0007, AEC0043 e AEC0045, todos em relação às mudas do Comercial e do Controle. O C16 aumentou o diâmetro das mudas do AEC0007 e AEC0045 em até 25 % em relação às do Comercial, e para os demais clones, a inoculação não teve influência. As maiores porcentagens de colonização foram observadas nas mudas do AEC0007, AEC0022 e AEC0043 inoculadas com C9C e com MIX. A inoculação, em geral, aumentou a frequência de torrões firmes e parcialmente enraizados e firmes e bem enraizados, exceto para o AEC0045. Os teores de P, N, K, Ca e Mg estavam abaixo do considerado ideal e os teores de Zn e Fe estavam acima da faixa adequada. Apenas os teores de Mn permaneceram dentro da faixa considerada adequada. As porcentagens de pontas colonizadas se correlacionaram positivamente com parâmetros de crescimento e nutrição nos clones AEC0007, AEC0022 e AEC0043, mas a quantidade de parâmetros e a intensidade da correlação foram dependentes do clone. A inoculação com Pisolithus sp. aumenta a colonização ectomicorrízica e o crescimento de mudas Corymbia em viveiro comercial, mas isto é dependente do clone e do isolado. Os inoculantes mais promissores foram MIX> C9C>C16, pois promoveram maiores crescimento, sobrevivência, massa seca, colonização e qualidade de torrões das mudas de Corymbia. O clone AEC0043 foi o mais responsivo à inoculação por fungos ectomicorrízicos, obtendo maiores benefícios.