Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Prospecção do nanoamido nativo de azevém
    (UFVJM, 2023) Pimenta, Thaís Silveira; Schmiele, Marcio; Felisberto, Mária Herminia Ferrari; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Schmiele, Marcio; Felisberto, Mária Herminia Ferrari; Benassi, Vivian Machado; Neves, Elisa Cristina Andrade
    Os amidos são biopolímeros de glicose bastante utilizados nas indústrias de alimentos e não alimentícia. Nos últimos anos, o estudo em relação aos amidos de fontes não convencionais tem crescido bastante, sendo muitas vezes oriundas do aproveitamento de resíduos ou coprodutos, reduzindo o desperdício e agregando valor ao produto. Devido à possível concentração de amido, uma fonte promissora e não convencional é o azevém (Lolium multiflorum L.), proveniente da região de clima temperado. Não há relatos na literatura sobre a utilização do amido de azevém, o que comprova o caráter inovador desta pesquisa. Através de um levantamento bibliográfico com outras fontes de amidos não convencionais, buscando entender os métodos de extrações utilizados, as características do amido e potencial aplicação. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar o grão de azevém, extrair e avaliar as características do amido de azevém de quatro maneiras distintas (aquosa, redutora, alcalina e combinada (alcalina-redutora), determinando as propriedades físico-química, morfológicas, estruturais e reológicas dos amidos. As propriedades físico-químicas do grão de azevém e do amido foram determinadas, demonstrando o alto teor de amido (64 %) presente no grão. Através da análise da microscopia eletrônica de varredura verificou-se o tamanho do grânulo de amido, sendo este muito pequeno, em escala nanométrica. A temperatura de pasta encontrada para as quatro amostras foi maior que 75 °C, o que demonstra ser uma temperatura elevada quando comparada aos amidos tradicionais. Em relação a claridade de pasta, o amido de extração alcalina apresentou o maior valor para transmitância. Dessa forma, o amido de azevém parece ser promissor para aplicações em diversos produtos.