Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Tecnologia da Informação e Comunicação: a prática pedagógica do IFNMG/Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2016) Pimenta, Mara Christiani; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Paula, Everton Luiz de; Ramalho, Mara Lúcia
    A sociedade contemporânea, midiatizada pelas tecnologias da informação e comunicação, exige escolas que repensem suas proposições metodológicas no uso das TIC's no processo de ensino-aprendizagem, de forma que essas possam promover novos contextos de aprendizagem. As tecnologias da informação e comunicação proporcionam oportunidades para desenvolver novas maneiras de interação, de ensinar e de aprender, exigindo uma maior inserção dos recursos tecnológicos instrucionais na prática pedagógica das instituições escolares. A pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento das práticas pedagógicas do IFNMG- Campus Montes Claros. Do ponto de vista metodológico optou-se pela realização de uma pesquisa de caráter qualitativo e se assemelha a um estudo de caso. As técnicas de investigação incluem: entrevista, questionário e análise de documentos orientados por quatro indicadores: Disponibilidade de TIC’s; Organização da escola para uso das TIC’s; Formação dos educadores para uso das TIC’s e Presença das TIC’s na prática pedagógica. O resultado evidencia que o IFNMG/Campus Montes Claros encontra-se em um “entrelugar”, isto é, mostra-se como uma instituição de ensino ocupante de um ‘entre’ a contemporaneidade e a solidez da tradição, ou seja, em um estágio de transição, em que se busca o novo, mas ainda se identifica a coexistência do tradicional.