Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Organizações Sociais da educação e trabalho docente: uma análise da produção do conhecimento na literatura brasileira
    (UFVJM, 2023) Pessanha, Monara Schueler; Pinheiro, Daniel Calbino; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A dissertação investiga o trabalho docente a partir da transferência da gestão de escolas públicas para a gestão privada das Organizações Sociais. O objetivo da pesquisa é compreender, a partir da produção do conhecimento na literatura acadêmica brasileira, as formas como a condição do trabalho docente têm sido impactada pelo viés da lógica privada/empresarial das OSs. Do ponto de vista qualitativo da pesquisa, foi realizada uma análise temática de conteúdo. Este projeto visa contribuir, no âmbito do estudo da gestão de instituições educacionais, para a construção do conhecimento acerca dos modelos neoliberais de gestão escolar e das consequências desses modelos no trabalho docente. O estudo da atuação das Organizações Sociais na educação se torna relevante, tendo em vista a crescente expansão de projetos relacionados a esse modelo de gestão e o aprofundamento das políticas públicas que estimulam as parcerias público-privadas na educação. A literatura tem mostrado que a maioria dos trabalhos acadêmicos desenvolveram estudos que apontam para uma tendência a precarização do trabalho docente com a adoção do modelo das Organizações Sociais.