Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    O enfermeiro e a formação pedagógica na área da saúde: construindo uma identidade docente
    (UFVJM, 2019) Pereira, Juliana Andrade; Oliveira, Wellington de; Barbosa, Henrique Andrade; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Barbosa, Henrique Andrade; Pereira, Diogo Neves; Soares, Wellington Danilo
    Objetivo: Compreender o processo de formação profissional de enfermeiros do campo da docência. Matérias e Métodos: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa e com abordagem em história oral. Foi desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2019. Para o processo de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Foram incluídos enfermeiros docentes, atuantes nas seguintes áreas: curso de graduação em Enfermagem; curso técnico; e nos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Saúde. A amostra foi por cotas, sendo composta por 14 enfermeiros docentes que foram divididos por especialidades sendo: uma graduada, três especialistas, três residentes, três mestres, três doutores e uma pós-doutora. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para coleta de dados, realizada na Universidade Pública, durante o turno matutino, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 3.085.605/2018. O estudo está organizado em revisão de literatura, no qual se buscou traçar o que é história da enfermagem, história da enfermagem moderna, história da enfermagem no Brasil, Ana Neri, formação do enfermeiro (a), bacharelado, licenciatura, ser professor (a), ser professor na enfermagem, competência do enfermeiro docente e profissional, enfermeiro docente e seu processo de formação. Resultados e Discussão: Os discursos dos entrevistados retratam aspectos únicos, singulares que revelaram as percepções variadas acerca da temática do estudo. Nesta perspectiva, é relevante ressaltar que existem algumas diferenças na formação dos enfermeiros na área da docência. A maioria dos entrevistados afirma que não tinha a enfermagem como à primeira escolha em relação ao curso de graduação, alguns queriam medicina, odontologia ou algum curso na área da saúde, e que a identificação com a profissão surgiu com o passar dos períodos. E em relação à formação pedagógicos os entrevistados relatam que não tiveram disciplinas na graduação volta para a docência que a formação deles eram para atuar como enfermeiro assistencial. Os enfermeiros docentes entram nesta nova profissão por diversos motivos e ao longo do tempo vão criando os seus próprios métodos de ensino e buscam capacitações, especializações, mestrado e doutorado. Considerações Finais: Salienta-se com este estudo que a identidade do enfermeiro assistencial ou do enfermeiro docente está em processo de transformação constante, que a identidade profissional é algo que a cada dia se modifica por este motivo torna-se necessários novos estudos com outras abordagens metodológicas.