Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Inclusão digital e aplicações pedagógicas: contribuições para melhoria da qualidade da educação básica – Estudo de Caso de uma experiência nacional
    (UFVJM, 2023) Paiva, Lizânia Vieira de; Oliveira, Leida Calegário de; Silva, Evanildo José da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Silva, Evanildo José da; Reis, Angélica Pataro; Gomes, Marcela Lopes
    A docência é um trabalho complexo que exige atualização constante, o que demanda grande envolvimento pessoal ao longo de toda a vida do professor, o que nem sempre é feito, dada a sobrecarga de trabalho docente. Entretanto, no contexto da pandemia da covid-19, o cenário de ensino sofreu uma mudança abrupta e as salas de aula foram substituídas por salas virtuais. Com isso, a exigência do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, assim como a criação e/ou melhoria de dispositivos e aplicativos foram imprescindíveis na comunicação entre professor-aluno para que fosse estabelecida a manutenção do processo de ensino-aprendizagem, trazendo também a discussão da aplicabilidade das metodologias ativas. Diante desse cenário, o curso “Inclusão digital e aplicações pedagógicas: contribuições para melhoria da qualidade da educação básica” surgiu com objetivo de capacitar professores da educação básica. Este estudo tem por finalidade compreender o processo de construção e execução do referido curso, ofertado entre o segundo semestre de 2021 e os dois semestres de 2022. A pesquisa tem caráter descritivo e com uma abordagem quanti-qualitativa, por estudo de caso. A partir dos resultados obtidos observamos que o curso alcançou todas as regiões do país e, quanto à categoria profissional e acerca do nível de atuação, o perfil do participante mostra compatibilidade com a proposta do curso. Foi possível perceber também que os concluintes do curso já estavam fazendo uso de diversas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e metodologias aprendidas no curso ou que tinham intenção de fazê-lo em suas salas de aula.