Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Inclusão Escolar: uma análise sob a perspectiva do gestor
    (UFVJM, 2023) Ornelas, Maria Rosilei Oliveira dos Santos; Ferreira, Bárbara Carvalho; Oliveira, Jáima Pinheiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Bárbara Carvalho; Oliveira, Jáima Pinheiro; Torres, Josiane Pereira; Gaspar, Yuri Elias
    A educação inclusiva tem enfrentado alguns entraves e impasses para a efetivação de uma educação de qualidade para os alunos do público-alvo da Educação Especial, por exemplo: professores despreparados, falta de um trabalho em rede de apoio, incluindo aquele entre a gestão escolar e os professores. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a perspectiva e formação de gestores escolares sobre e para a educação inclusiva. E como objetivos específicos, buscou-se: (a) Analisar as concepções dos gestores das escolas da rede municipal de Araçuaí-MG sobre a educação inclusiva; (b) Investigar as percepções dos gestores no que se refere às suas práticas de inclusão escolar nas escolas em que atuam na rede municipal de ensino de Araçuaí, Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, que contou com a participação de nove gestores das escolas da rede municipal de Araçuaí que têm estudantes do público-alvo da Educação Especial matriculados na instituição onde atuam. Para a coleta de dados foi adotado um roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir dos objetivos propostos. Os resultados principais indicaram que o público-alvo da Educação Especial está inserido no ambiente escolar. Os gestores apontaram que a educação inclusiva deve prover e prever condições de aprendizagem para todos os estudantes e que há responsabilização da escola pelo processo de inclusão escolar. Eles percebem a educação inclusiva como uma diversidade de ensino que atenda a todos. Os resultados indicaram também elaborações que apontam modalidades de atendimento ao PAEE que se pautam por experiências que sejam realmente significativas para os estudantes, porém há desafios, barreiras a serem enfrentadas pelos gestores quanto à inclusão escolar e caminhos longos a percorrerem para que a sua aplicabilidade seja concretizada de fato. Os gestores concebem a educação inclusiva como nova e inovadora que requer infraestrutura e, entendem o papel da gestão, para além de garantir o acesso do estudante do PAEE na escola, como também desenvolver um trabalho de acompanhamento, monitoramento e de conscientização junto à família e ao professor. Além disso, em relação às implicações para ser possível efetivar a inclusão escolar, foram levantadas e discutidas as dificuldades e ainda os entraves vivenciados pelos gestores. Os apontamentos dos gestores têm aspectos semelhantes, um deles trata-se das dificuldades referentes à acessibilidade, sinalizando entraves que envolvem essa acessibilidade em diferentes aspectos tais como: falta de materiais; equipamentos adaptados e/ou adequados; a falta de formação profissional; estrutura física; recursos disponíveis nas instituições e também a não aceitação da família. Evidencia-se como necessária a quebra das diversas barreiras encontradas para que o público em questão possa ser incluído.