Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Silenciamento e violência no cinema e na literatura: as personagens femininas em Lavoura Arcaica
    (UFVJM, 2021) Oliveira, Renato César Prates; Miguel, Fernanda Valim Côrtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miguel, Fernanda Valim Côrtes; Paula, Adna Candido de; Vieira, Erika Viviane Costa; Silva, Rodrigo Guimarães
    A proposta desta dissertação apresenta uma leitura comparativa entre o romance Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, e o filme homônimo, Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho. As análises apontam para o modo como as personagens femininas são representadas e rememoradas ao longo das obras a partir da perspectiva ambígua e melancólica de um narrador masculino. Para a realização do estudo, partimos da hipótese de Jaime Ginzburg (2012), de que a morte de protagonistas femininas seria uma situação serial presente nas obras da literatura brasileira. Dessa forma, para que um homem possa narrar é necessário que uma mulher morra, marcando um traço expressivo da violência constitutiva de nossa herança histórica e cultural. As análises realizadas partiram de passagens, trechos e cenas selecionadas do romance e do filme a partir do interesse na aproximação de suas linguagens estéticas e artísticas para estabelecer relações de comparação e intertextualidade em diálogo com as teorias de gênero, a partir da discussão de autoras como Rita Terezinha Schmidt (2012), Heleieth Saffioti (1987; 2004), Silvia Federici (2017) e Giselle Gubernikoff (2016). Para a fundamentação da perspectiva melancólica do narrador partimos das discussões trazidas por Freud (2010; 2012; 2013) e revisitadas por Ginzburg (2012). Já as análises pontuais das cenas cinematográficas foram realizadas, sobretudo, a partir da teoria da montagem, de Ismail Xavier (1984), com contribuições de outros teóricos sobre o uso do som, da iluminação e das cores (CAMARGO, 2000; GORBMAN, 1987; HELLER, 2013). Os resultados da pesquisa apontam para uma tentativa de compreensão da relação entre violência e patriarcalismo, para o silenciamento das vozes femininas e para a manutenção das ambiguidades narrativas, realizadas de maneiras diferentes em cada uma das obras estudadas.