Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Implantação e avaliação do curso “educação em direitos humanos”
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Gustavo Henrique Bahia de; Dias, Ana Catarina Perez; Cambraia, Rosana Passos; Sivieri Junior, Disney Oliver; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Sivieri Junior, Disney Oliver; Oliveira, Ramony Maria Silva Reis
    A luta pelos direitos humanos, assim como sua consolidação, acontece desde o princípio da humanidade e sofrem modificações que indicam avanço ou, dependendo da situação, um retrocesso mediante o esquema governamental vigente. Infelizmente no nosso país, o aumento da violência, o crescente preconceito entre grupos estigmatizados, como homossexuais, negros, pobres, a intolerância e o desrespeito à diversidade de cultos religiosos além do total descrédito à saúde da população, faz-se ter a necessidade de programar atitudes pedagógicas para o melhor entendimento dos direitos inerentes às pessoas. Diante desse cenário, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) fomenta a criação de cursos voltados para a educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental utilizando como veículos as Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi avaliar o curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos (EDH) da Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Este objetivo está relacionado com a busca do aumento da qualidade docurso para que este possa ser utilizado como modelo em outras instituições de ensino. As ferramentas de análise empregadas foram questionários estruturados, semiestruturados e entrevistas com as pessoas envolvidas na implantação do curso. O resultado do questionário aplicado aos especialistas em informática demonstrou que o menu de entrada, a sequência lógica, apresentação visual, programa e a navegabilidade estão dentro do esperado consistindo em uma opção de mídia satisfatória, o único problema detectado que foi na velocidade de acesso independe da instituição proponente. O resultado do questionário aplicado aos especialistas em conteúdo demonstrou que os vídeos apresentados necessitam ser mais coesos e atuais, a acessibilidade e distribuição do material dentro do ambiente virtual de aprendizado necessita de uma revisão, as imagens e os exercícios devem ser repensados e modificados e o conteúdo programático precisa de intensificação na sua imersão. O resultado obtido com a entrevista ao colegiado demonstra que a UFVJM precisa melhorar o acolhimento aos programas de especialização e repensar a burocracia necessária para implantação e adesão ao curso pelos estudantes. Este trabalho serve como base para desenvolvimento de projetos semelhantes em outras instituições, além de melhoria na qualidade do material apresentado aos cursistas