Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Cinética de trânsito e de degradação ruminal da fibra de silagens do resíduo da cultura de abacaxi em bovinos
    (UFVJM, 2011) Oliveira, Graciele Araújo de; Oliveira, Margarida Maria Nascimento Figueiredo de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O estudo foi conduzido com o objetivo de determinar os parâmetros cinéticos de degradabilidade in situ da matéria seca (MS) e da fibra em detergente neutro (FDN) e de passagem de materiais oriundos da silagem do resíduo da cultura do abacaxi (partes aéreas). Foram utilizados quatro tratamentos: 1- silagem do resíduo da cultura do abacaxi sob compactação de 600 Kg/m³, 2- silagem do resíduo da cultura do abacaxi sob compactação de 700 Kg/m³, 3- silagem do resíduo da cultura do abacaxi sob compactação de 900 Kg/m³, 4- silagem do resíduo da cultura do abacaxi sob compactação de 1000 Kg/m³. Após a ensilagem do material oriundo da plantação, avaliaram-se a cinética de trânsito de partículas e cinética de degradação ruminal. Para a cinética de trânsito de partículas foi utilizado como indicador o cromo para marcar a fibra. As taxas de passagem foram determinadas por meio da recuperação dos indicadores nas fezes do animal. No ensaio de degradação foram incubadas as amostras em bolsas de náilon nos tempos 0, 6, 18, 48 e 96 horas. O comportamento apresentado nas curvas de regressão das variáveis analisadas descreve uma alta correlação entre elas, ou seja, o tempo em que a silagem fica retida no rúmen exerce influência na sua digestibilidade e na sua taxa de degradação. De fato, quanto maior o tempo em que um alimento estiver no rúmen, mais ações digestivas ele sofrerá e por consequência vai ser mais digerido. Embora a silagem sob pressão de compactação de 900Kg/m³ apresente uma maior fração potencialmente digestível, recomenda-se o uso da silagem sob pressão de compactação de aproximadamente 750Kg/m³, devido ao menor custo e por apresentar menor tempo médio de retenção rúmen retículo e repleção ruminal, aumentando assim a dinâmica ruminal de degradação e passagem.