Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    O uso de mídias interativas por crianças na primeira infância: qualidade e tempo de tela
    (UFVJM, 2018) Nobre, Juliana Nogueira Pontes; Morais, Rosane Luzia de Souza; Santos, Juliana Nunes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Rosane Luzia de Souza; Avelar Freitas, Bethânia Alves de; Cambraia, Rosana Passos; Oliveira, Guilherme Nogueira Mendes de
    Os tempos modernos são caracterizados pelo uso constante de meios de mídia interativos (smartphones e tablets), nos quais crianças ficam cada vez mais expostas as telas. O presente trabalho propõe-se, criar um índice multicritério para avaliar a qualidade do uso da mídia interativa; verificar se há associação com os domínios do desenvolvimento infantil de crianças de 24 a 42 meses na sede do município de Diamantina- MG, bem como averiguar qual é o tempo de uso de tela por crianças da primeira infância e os possíveis e fatores associados que motivam maior ou menor exposição da criança ao uso de mídias. Para tanto, promoveu-se um estudo quantitativo, transversal, exploratório, cujos resultados indicaram uma relação positiva entre a qualidade de uso de mídias interativas e o desenvolvimento infantil nos aspectos da linguagem, cognição e motor fino, evidenciando o potencial de tais mídias, como recurso para se estimular a criança e promover-lhe o aprendizado, desde que utilizadas com critérios. Também se constatou um alto tempo de tela de crianças de primeira infância, além do fato de que a nível econômico e o desenvolvimento da linguagem explicam o maior tempo de tela. Em suma, os achados destes estudos evidenciam a importância de se orientar os pais e educadores quanto a problemas relacionados ao alto tempo de tela a que são expostas as crianças e a possíveis impactos disso à saúde infantil, bem como de se recomendar o bom uso da mídia interativa para a estimulação do desenvolvimento infantil.