Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Micropropagação de sucupira-preta (Bowdichia virgilioides Kunth.)
    (UFVJM, 2012) Moura, Luciana Coelho de; Titon, Miranda; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Titon, Miranda; Dias, Bruna Anair Souto; Fernandes, José Sebastião Cunha; Santana, Reynaldo Campos
    Este trabalho teve por objetivo avaliar a germinação in vitro de sucupira-preta (Bowdichia virgilioides) e adaptar um procedimento básico de micropropagação para essa mesma espécie. Para a germinação in vitro, sementes escarificadas e não escarificadas foram inoculadas em diferentes concentrações e formulações de meios de cultura suplementados com aditivos (PVP e carvão ativado). Posteriormente, as plantas foram transferidas para tubetes e aclimatadas em casa de vegetação. Para a micropropagação, explantes foram inoculados em meio de cultura WPM, suplementado com concentrações de BAP, constituindo a fase de multiplicação. No alongamento, os tratamentos foram constituídos de combinações de ANA e BAP adicionadas ao meio de cultura. Para a fase o enraizamento, brotações foram inoculadas em meio contendo concentrações de AIB ou combinações dos aditivos (PVP e carvão ativado) com concentrações de ANA. Na aclimatação, as plantas foram transplantadas para substrato e cobertas com saco de polietileno que foram, posteriormente, retirados, perfurados ou não-retirados, e mantidas em ambiente de laboratório, constituindo os tratamentos da pré-aclimatação. A aclimatação em casa de vegetação foi realizada após o período de pré-aclimatação. A germinação in vitro de sementes escarificadas de sucupira-preta foi alcançada utilizando-se os meios de cultura MS e WPM a 50% e ocorreu independentemente do tipo de aditivo utilizado. A aclimatação de plantas germinadas in vitro ocorreu independentemente do histórico de aditivos ou meios de cultura utilizados. Durante a micropropagação da espécie, a multiplicação foi alcançada utilizando-se segmentos cotiledonares e a concentração de 0,3 mg.L-1 de BAP adicionada ao meio. A combinação de 0,3 mg.L-1 de ANA com 0,03 mg.L-1 de BAP promoveu o alongamento. A indução de raízes ocorre na ausência de AIB ou em resposta às concentrações de 0,5 e 2,5 mg.L-1. O carvão ativado adicionado ao meio de cultura de enraizamento melhorou a qualidade das brotações. A aclimatação foi alcançada utilizando-se uma cobertura plástica entorno da planta.