Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Delimitação de corredor ecológico entre unidades de conservação no cerrado brasileiro
    (UFVJM, 2018) Morandi, Daniela Torres; Mucida, Danielle Piuzana; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mucida, Danielle Piuzana; Machado, Evandro Luiz Mendonça; Umbelino, Glauco José de Matos
    O Cerrado é um hotspot ecológico intensamente fragmentado e globalmente importante. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma metodologia por meio do uso da Analitic Hierarch Process (AHP) como tomada de decisão multicriterial, assim como analisar a ecologia da paisagem na identificação de áreas mais adequadas à criação de Corredor Ecológico (CE) entre duas Unidades de Conservação localizadas na Serra do Espinhaço Meridional, Cerrado brasileiro. Corredores sugeridos em Sistema de Informação geográfica foram baseados em algoritmo de busca do caminho de menor custo (Least Cost Path), considerando o uso da terra, declividade do terreno e áreas de preservação permanente (APP’s). Três CEs foram propostos, com comprimento médio de 16,82 km, largura média de 1,68 km e área média de 28,3km2 A análise da ecologia de paisagem mostrou paisagem heterogênea, porém de boa qualidade ambiental para criação de CEs. Os corredores propostos foram eficientes em usar os habitats naturais presentes nas unidades de conservação, com menor efeito de borda e fornecendo suporte necessário para a maioria dos animais selvagens. Deve-se atentar para o avanço das atividades antrópicas e urbanização, que são ameaças à fragmentação ecossistêmica natural. Estudos adicionais podem ser importantes para implantação dos CE’s considerando outros fatores que possam influenciar a delimitação. A metodologia proposta pode ser aplicada a outras ecorregiões brasileiras e globais.