Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    A formação docente continuada PNAIC 2013: uma análise da situação dos professores alfabetizadores de surdos
    (UFVJM, 2016) Mattos, Greyd Cardoso; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Amaral, Antônio Carlos Victor; Santos, Amédis Germano dos
    O Governo Federal instituiu em julho de 2012 o programa de formação continuada para professores alfabetizadores, intitulado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” com o objetivo principal de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Esse Programa teve início em 2013 e, em sua estruturação, as universidades parceiras foram responsáveis pela formação dos orientadores de estudos que, por sua vez, formavam os professores alfabetizadores em seus respectivos municípios, em encontros mensais de 8 horas. Toda a formação foi baseada nos Cadernos de Formação distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) a todos os participantes do Programa. Tendo como referência o objetivo principal do Programa e o processo de inclusão de surdos na rede regular de ensino, surgiu o problema deste trabalho: o “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” subsidiou a formação de professores alfabetizadores de surdos? Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e análise documental pelo método de Análise do Conteúdo. Durante a construção do referencial teórico, buscou-se investigar e discutir a formação de professores no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o processo de inclusão educacional do surdo no ensino regular. A partir dessa etapa, foram criadas três categorias de análise que subsidiaram a investigação dos Cadernos de Formação: Educação inclusiva, Surdez e Alfabetização de surdos. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa não ofereceu uma formação que atendesse às necessidades dos professores alfabetizadores de surdos. Nesse sentido, seu objetivo principal não alcançou todas as crianças. É sabido que o processo de inclusão de surdos na rede regular de ensino não é algo simples, contudo, se ele existe, é preciso criar estratégias para ele se realizar efetivamente. Caso contrário, se transforma em exclusão. Desse modo, o poder público deve criar mecanismos para melhorar esses tipos de programas e proporcionar uma formação continuada aos professores, garantindo a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino.