Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Índices zootécnicos e econômicos de animais Nelores e ½ sangue Angus x Nelore confinados nas épocas da seca e águas
    (UFVJM, 2020) Matos, Éllem Maria de Almeida; Villela, Severino Delmar Junqueira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Villela, Severino Delmar Junqueira; Verardo, Lucas Lima; Paulino, Pedro Veiga Rodrigues; Paschoaloto, Josimari Regina; Leonel, Fernando de Paula
    Objetivou-se avaliar os índices de desempenho zootécnicos e econômicos de animais Nelore e Cruzados (1/2 sangue Nelore × Angus) confinados na época seca (experimento 1) e Nelores confinados na época da seca e na época das águas (experimento 2). Foram utilizados 1032 animais, sendo 420 da raça Nelore e 612 Cruzados (1/2 sangue Nelore × Angus) e 1365 animais sendo todos da raça Nelore. Esses animais foram mantidos nas instalações de confinamento por um período de aproximadamente 92 e 108 dias, respectivamente para os dois experimentos. A idade inicial foi de 24 meses para todos os animais, os pesos iniciais foram de 459,01 kg para Cruzados e 385,07 kg para Nelores na época seca e 399,43 kg e 419,92 kg para época da seca e águas, respectivamente. A dieta foi formulada com bagaço de cana-de-açúcar como volumoso. A dieta de adaptação utilizada teve relação inicial volumoso: concentrado (V:C) de 30:70, com base na matéria seca (MS). Gradativamente aumentou-se a participação do concentrado na dieta até apresentar relação V:C (15:85). Foram avaliados índices de desempenho zootécnico e econômicos. Os pesos inicial e final foram maiores para os animais Cruzados, estes também destacaram em relação às demais variáveis quando comparado aos Nelores, exceto na conversão alimentar em que os Nelores obtiveram melhor conversão. Para os animais Nelores (experimento 2) os pesos inicial e final não apresentaram diferença significativa, as variáveis que apresentaram diferença entre as épocas foram: rendimento de carcaça sendo 54,81% e 56,29%; dias de confinamento sendo 112,43 dias e 104,14 dias e CMS em relação ao peso vivo que foram de 2,23 e 2,38 para época seca e época das águas, respectivamente. Realizou-se uma análise econômica dos dois grupos genéticos, e embora os custos tenham sido maior para os animais Cruzados, os ganhos em arroba no confinamento e GMD também foram maiores (6,96@ e 1,65kg/cab/dia). Diante disso os animais Cruzados obtiveram maiores valores para receita total, margem bruta e margem líquida. Para a análise econômica das duas épocas do ano, embora os custos tenham sido maiores para os animais confinados na época das águas, este período obteve os maiores valores para receita total, margem bruta e margem líquida.