Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Implementação da tutoria no IFNMG-Araçuaí: um recurso para auxílio a aprendizagem de Cálculo I
    (UFVJM, 2020) Marques, Thaiana Martins; Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente estudo objetivou avaliar se a tutoria contribui como instrumento didático de ensino e aprendizagem para a superação ou amenização das dificuldades elementares dos discentes, no componente curricular Cálculo Diferencial e Integral I ofertado em uma instituição de ensino pública. Para tal, a problemática que norteou este estudo é: a tutoria contribui para a superação ou amenização das dificuldades elementares dos discentes, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, ofertada pela Rede Pública de Educação no Médio Jequitinhonha? Assim, a tutoria foi implementada na instituição co-participante, de maneira remota, devido a pandemia da COVID – 19, por meio das tecnologias de informação e comunicação e desenvolvida pelos tutores selecionados, sob a supervisão desta pesquisadora. Por meio da tutoria, foram realizadas atividades relacionadas com o conteúdo matemático basilar para a condução dos estudos na disciplina de Cálculo I, tendo por referência as dificuldades destacadas por meio da análise da avaliação diagnóstica aplicada no início do semestre letivo. A coleta de dados foi pontual, coletada ao final da oferta da tutoria, que ocorreu entre os meses de maio e setembro. Esta pesquisa possui viés quanti-qualitativo, cientificamente conhecido como método misto, é caracterizada como uma pesquisa-ação, regida pelo escopo metodológico do estudo de caso e para coleta de dados, utilizou de questionários. Estes dados foram tratados quantitativamente, utilizando do Excel e interpretados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. A partir das análises realizadas, pode-se concluir que a tutoria como recurso metodológico contribuiu para o processo de aprendizagem dos tutorados, que avaliaram a mesma positivamente, assim como também os tutores, destacando principalmente suas colaborações dentro do processo de ensino-aprendizagem e para a superação e/ou amenização das dificuldades elementares referentes a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Destaca-se também, como contribuição, a ambientalização possibilitada aos envolvidos em relação a utilização dos recursos tecnológicos, fator este que proporcionou uma melhor preparação diante ao retorno do calendário letivo, de maneira remota, que farão uso das mesmas ferramentas utilizadas pela tutoria.