Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Relações entre cuidar e educar no trabalho com bebês: um olhar fenomenológico para a elaboração da experiência de professoras e educadoras de berçário
    (UFVJM, 2023) Machado, Jorge Pereira; Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Gaspar, Yuri Elias; Leite, Roberta Vasconcelos; Carvalho, Leonardo Lana de; Batista, Rodolfo Luís Leite
    O objetivo desta pesquisa é investigar como as relações entre cuidar e educar bebês emergem na elaboração da experiência de professoras e educadoras de berçário de um CMEI de Diamantina-MG. Para isso, discorremos sobre a experiência do trabalho das professoras e educadoras de bebês dentro do berçário frente às concepções de infância, criança e as diferentes dimensões e concepções sobre cuidar e educar. Adotamos a fenomenologia como referencial teórico-metodológico para evidenciar como o modo de trabalho das professoras e educadoras que atuam com bebês é vivido e elaborado pelos sujeitos da experiência. Realizamos entrevistas semiestruturadas com três profissionais (1 professora e 2 educadoras) que atuam no berçário de um CMEI de Diamantina-MG, que foram analisadas segundo a perspectiva fenomenológica. Como resultados, primeiramente, descrevemos como se estrutura a educação infantil em Diamantina-MG, focando na caracterização do CMEI investigado. Posteriormente, apresentamos as relações entre cuidar e educar bebês na elaboração da experiência das entrevistadas. A partir das análises e discussões realizadas, apreendemos uma variabilidade de compreensões sobre cuidar e educar, que evidenciam uma complexidade e uma mútua implicação entre ambos, revelando desafios e possibilidades. Destacamos que a experiência pessoal e social, as estratégias utilizadas, e o posicionamento compõem os diferentes modos com os quais as relações entre cuidar e educar se estruturam. Concluímos que as ações desenvolvidas pelas professoras e educadoras são recursos imprescindíveis na construção da prática docente com os bebês. As trocas de experiências e a criação de vínculos com os pares oferecem elementos indispensáveis para constituir suas próprias experiências no âmbito do berçário.