Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Agroextrativismo e formalização da produção coletiva em unidades de beneficiamento de frutas no Norte de Minas Gerais
    (UFVJM, 2021) Lisboa, Eleniz Soares; Paes, Silvia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paes, Silvia Regina; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Dias, Ana Catarina Perez; Lima, Juliana Pinto de
    O presente trabalho buscou verificar os entraves dos agroextrativistas para a formalização de unidades de beneficiamento de frutas localizadas no Norte de Minas Gerais. Para isso, foram aplicados questionários semiestruturados a 31 agricultores de cinco unidades de beneficiamento de fruta, localizadas em Januária/MG, Porteirinha/MG e Coração de Jesus/MG. Também foram realizadas entrevistas com cinco fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Vigilância Municipal de Januária/MG e Coração de Jesus/MG, Vigilância Sanitária Regional de Januária e Vigilância Sanitária Estadual de Minas Gerais. A análise dos dados empregou análise textual por meio do software IRaMuTeQ, versão 0.7 (Interface de Rpourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os resultados obtidos apontaram, principalmente, as seguintes dificuldades dos agroextrativistas: possuir estrutura adequada, atender à legislação, trabalhar coletivamente, possuir (ou manter) um capital de giro, obter um rótulo adequado, atuar na comercialização e a necessidade de assistência técnica. Foram apontadas também as principais expectativas dos agroextrativistas. Dentre as mais citadas, estão: o sonho de ver a unidade crescer e alcançar mercados maiores, a geração de renda, o maior envolvimento dos jovens, melhorias no rótulo, a legalização da unidade, a aquisição de uma sede própria, o aumento da produção e a aquisição de equipamentos para a unidade. Em relação às entrevistas realizadas com os fiscais, nota-se que, apesar do distanciamento entre os agroextrativistas e os órgãos fiscalizadores e da falta de conhecimento da legislação por parte dos primeiros, a fiscalização passou a consistir mais na orientação do que na punição. Porém, a falta de informação, não parte somente dos agricultores, mas também dos próprios fiscais, dificulta a formalização das agroindústrias.