Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Desenvolvimento e acúmulo de nutrientes de fisalis
    (UFVJM, 2018) Lima, Ramony Cristina; Silva, Enilson de Barros; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Enilson de Barros; Cruz, Maria do Céu Monteiro da; Santana, Reynaldo Campos
    O cultivo de Physalis peruviana vem crescendo no Brasil em virtude da demanda crescente pelo fruto na indústria, culinária e área medicinal. Entretanto, as informações sobre o manejo nutricional são incipientes. O objetivo desse trabalho foi avaliar o desenvolvimento da planta e o acúmulo de nutrientes no decorrer do tempo. O experimento foi conduzido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG (18º15ʹS, 43°36ʹW, 1.250 m). O solo da área experimental foi classificado como Neossolo Quartizarênico Órtico típico. O experimento foi instalado em blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram considerados as épocas de colheita das plantas no campo que ocorriam a cada quinze dias. Não ocorreu nenhum tipo de poda de formação, frutificação ou renovação durante o período experimental. A curva de crescimento das plantas, a produtividade de frutos e o índice de colheita foram obtidos pelo acúmulo de massa seca das folhas, do caule, dos frutos e da parte aérea. Para o acúmulo de nutrientes, as amostras foram submetidas às análises químicas para determinar a concentração de nutrientes em cada parte da planta. Com o trabalho, concluiu-se que, a fisalis possui crescimento rápido; o caule apresentou maior acúmulo de massa seca; o fruto teve mais rápido acúmulo de massa seca e de nutrientes que as demais partes vegetativas da planta; o pico de acúmulo de massa seca dos frutos é aos 150 dias após o plantio; o ponto máximo de acúmulo de todos os nutrientes foi aos 210 dias após o plantio das mudas. Entre os macronutrientes, a ordem decrescente de acúmulos na parte aérea de fisalis foi N > K > Ca > S > P > Mg, já entre os micronutrientes foi de Fe > Zn > Mn > Cu > B. A ordem decrescente para a velocidade do acúmulo de nutrientes é Mn > B > P > Zn > Mg > K > S > Cu > N > Fe > Ca. Sendo assim, a adubação de cobertura para o N e K pode ser realizada aos 30 dias após o plantio.