Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Influência da pandemia da Covid-19 no consumo de café no Estado de Minas Gerais
    (UFVJM, 2022) Lima, Deiviany Santana Santos; Amaral, Tatiana Nunes; Lima, Kelly Pereira de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Amaral, Tatiana Nunes; Lima, Adriene Ribeiro; Schmiele, Marcio; Lima, Kelly Pereira de
    O café é um produto agrícola de destaque, pois é matéria-prima da bebida mais consumida no mundo, depois da água. O Brasil ocupa posição de destaque nesse contexto, sendo o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar o impacto do perfil dos consumidores de café, sob a interferência da pandemia da Covid-19. Para elaboração do artigo de revisão de literatura utilizou-se a biblioteca eletrônica “Web of Science”, considerando as palavras-chave “behavior”, “consumer” e “coffee” em novembro de 2020. Dos 268 artigos encontrados, 47 foram selecionados para a escrita do mesmo. Foi evidenciado que o marketing é o ponto chave a se considerar para a manutenção ou ascensão das marcas da bebida café para o público em geral. Para o artigo de pesquisa, foram aplicados questionários virtuais no ano de 2022, entre os meses de abril a maio, direcionados ao Estado de Minas Gerais. O questionário contou com 23 perguntas entre fechadas e abertas, no intuito de entender a caracterização do perfil de consumidores de café, antes e durante a pandemia da COVID-19. Foram obtidos 1037 questionários respondidos e 849 validados, seguindo critérios de inclusão e exclusão, sendo 82% dos respondentes consumidores de café. As pessoas do sexo masculino se destacaram com 65,40%, entre os consumidores. Foi possível verificar um aumento no consumo de café durante a pandemia. Conclui-se, portanto, que os envolvidos na pesquisa associaram o consumo da bebida com as diversas sensações, prazeres e benefícios físicos e mentais que o produto traz.