Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Muvuca e bolas de sementes na restauração ecológica de áreas degradadas
    (UFVJM, 2019) Leão, Bruna Mara; Pereira, Israel Marinho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Israel Marinho; Machado, Evandro Luiz Mendonça; Oliveira, Luiz Felipe Ramalho de
    A semeadura direta tem-se demonstrado promissora dentre as técnicas de restauração ecológica por ser considerada um procedimento barato e versátil podendo ser realizada em áreas de difícil acesso e grande declividade. Este trabalho teve como objetivo testar a muvuca e as bolas de sementes como técnicas de semeadura direta ainda pouco difundidas na recuperação de áreas degradadas. Neste sentido, no presente estudo foram realizados dois experimentos. No primeiro experimento, testou-se o uso da muvuca de sementes na restauração florestal de uma área de pastagem desativada no município de Conceição do Mato Dentro – MG. O experimento consistiu em oito tratamentos: sementes de espécies arbóreas com quebra de dormência (T1), sementes arbóreas sem quebra de dormência (T2), sementes arbóreas mais sementes herbáceas com quebra de dormência (T3), sementes arbóreas mais sementes herbáceas sem quebra de dormência (T4); os primeiros quatro tratamentos possuem argila como substrato na formação da muvuca e os tratamentos T5, T6, T7 e T8 são idênticos aos quatro primeiros, porém utilizando serragem como substrato. Os tratamentos usados na muvuca de sementes não apresentaram efeito nas variáveis analisadas. As espécies Piptadenia gonoacantha, Mabea fistulifera, Dalbergia nigra e Senegalia polyphylla apresentaram maior estabelecimento na área, sendo recomendadas para uso em projetos de restauração florestal. O estabelecimento das plantas ao fim do período avaliado foi de 4300 plantas ha-1, evidenciando a viabilidade da técnica aplicada a projetos de recuperação ambiental. Já no segundo experimento avaliou-se o potencial da semeadura direta por meio da confecção de bolas de sementes, tanto em ambiente controlado de casa de vegetação, quanto em ambiente de área degradada com dominância de gramíneas africanas no município de Diamantina – MG. Este experimento consistiu em quatro tratamentos compostos pela combinação de argila e esterco em diferentes proporções na formação das bolas: T1 – muito baixo teor de argila, T2 – baixo teor de argila, T3 – médio teor de argila e T4 – alto teor de argila. Foram utilizadas espécies arbóreas e herbáceas no interior de cada bola de argila em ambos os ambientes testados. As bolas de sementes confeccionadas com substrato contendo médio teor de argila proporcionaram os melhores resultados nos dois ambientes testados. A sobrevivência foi influenciada pelos tratamentos em ambiente de campo, onde as bolas com médio teor de argila mostraram-se melhores barreiras à predação das sementes e à disponibilização de nutrientes a longo prazo, resultando em maior crescimento para as plantas. Foi obtido um alto número de plantas estabelecidas na área corroborando a eficiência da bola de semente ao criar melhores condições de desenvolvimento inicial das plantas para recuperação de áreas degradadas.