Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Deficiências de nutrientes no estado nutricional de fisalis
    (UFVJM, 2018) Lage, Patrícia; Silva, Enilson de Barros; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Enilson de Barros; França, André Cabral; Santos, Rafael Carlos dos; Cruz, Maria do Céu Monteiro
    A fisalis (Physalis peruviana L.) pertencente à família Solanaceae possui espécies com usos medicinal, ornamental e alimentício, sendo a mais conhecida no Brasil e internacionalmente. O conhecimento das exigências nutricionais de fisalis ainda é incipiente, onde as técnicas de cultivo e manejo empregadas são realizadas de acordo com a recomendação para a cultura do tomate. Este trabalho consistiu em avaliar o efeito da deficiência de nutrientes no desenvolvimento e no estado nutricional de plantas de fisalis. O delineamento experimental foi em bloco casualizados com três repetições. Os tratamentos foram solução nutritiva completa e solução com omissão individual de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn, pelo uso da técnica do elemento faltante. As avaliações fisiológicas foram realizadas aos 35 dias após o início do tratamento e aos 150 dias de desenvolvimento e a eficiência nutricional foi avaliada. As omissões dos nutrientes de Ca, S, N, B, Fe e Zn foram as que mais afetaram as características fisiológicas das plantas de fisalis. O desenvolvimento de plantas de fisalis foi afetado principalmente por Ca, S, N, Fe, B e Zn. A calagem e adubação com N, S, B e Zn deve ter maior relevância nas recomendações para o cultivo em condição de campo devido a elevada exigência nutricional da cultura de fisalis.