Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliações silviculturais em povoamento de eucalipto em alto fuste e talhadia
    (UFVJM, 2019) Lafetá, Bruno Oliveira; Oliveira, Márcio Leles Romarco de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santana, Reynaldo Campos; Oliveira, Márcio Leles Romarco de; Leite, Hélio Garcia; Neves, Júlio César Lima; Paiva, Haroldo Nogueira de
    Investigações científicas que contemplam a produtividade em múltiplas rotações e a amostragem de solos são relevantes para a silvicultura de precisão e adequação de operações florestais à determinados sistemas de cultivo. A tese se encontra dividida em três capítulos. A produção de eucalipto em diferentes rotações, sítios e arranjos espaciais foi tema do primeiro capítulo e notou-se que a diferença de produtividade entre rotações diminuiu em sítios menos produtivos. Além disso, os arranjos espaciais 3,0 × 2,8 e 6,0 ×1,4 m demonstram maior potencial volumétrico na primeira e segunda rotação, respectivamente. Posteriormente, foi desenvolvido o segundo capítulo na busca de precisão para a representatividade da fertilidade de solos florestais, importante etapa para a racionalização do uso de fertilizantes e estabelecimento de povoamentos. O erro amostral foi menor à medida que aumentou a quantidade de amostras compostas de solo. Para uma área de 9.101ha (265 talhões comerciais), a representatividade de todos os atributos químicos (erro amostral de 5%) foi alcançada lançando aleatoriamente uma amostra composta a cada 29ha (1:29). Em seguida, o terceiro capítulo investigou a influência da presença de pilhas de madeira na distribuição de diâmetros e área basal de eucaliptais. Executou-se o inventário florestal nas regiões de interior e margens dos talhões, onde se manteve pilhas de madeira após o baldeio. Constatou-se que, em idades avançadas, a área basal de brotações em tais margens de talhões não é menor em relação àquela do interior. Essas margens apresentam maior variabilidade de diâmetros em relação ao interior. Enfim, todos os resultados obtidos contribuem para o desenvolvimento do setor florestal e de futuras pesquisas sobre o estabelecimento e condução da eucaliptocultura.