Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Análise dos motivos que levaram á evasão discente dos cursos Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da rede E-Tec Brasil, do IFNMG.
    (UFVJM, 2015) Jardim, Ana Cláudia Gonçalves de Sá; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Silva, Leandro Ribeiro da; Magalhães, Antônio de Pádua
    O trabalho apresentado teve como objetivo analisar a evasão dos cursos a distância do Profuncionário, ministrados no Polo Sede de Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, no âmbito da Rede e-Tec Brasil. A investigação e a avaliação dos fatores que levam à decisão do aluno em desistir de um curso a distancia é questão relevante para as instituições de ensino, para que, mediante o seu conhecimento, se possam traçar medidas eficazes na redução dos índices. Foi utilizado para tais finalidades, o método de estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevistas com os tutores e coordenadores dos cursos EaD do Polo sede da Instituição, bem como com os alunos evadidos, além de pesquisa documental e levantamento bibliográfico para compor o referencial teórico. Os dados coletados através do levantamento (survey) foram analisados com o suporte da estatística descritiva, e servirão de base para ações futuras da instituição. A partir da análise dos percentuais e motivos, a pesquisa revelou que foram os aspectos exógenos os maiores causadores da evasão nos cursos, com predominância da falta de tempo dos alunos para estudar, fazer as atividades e participar do curso, a sobrecarga e acúmulo de atividades no trabalho, carga horária de trabalho intensa, dificuldade em conciliar encontros presenciais com os sábados letivos do calendário escolar e dificuldades em acompanhar o desenvolvimento do curso.