Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha: o primeiro projeto de universidade na cidade educacional (Diamantina-MG, 1965-1974)
    (UFVJM, 2019) Havenith, Sashanicol Rocha; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A pesquisa teve como foco investigar o processo histórico de criação da Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha (FUVJ) sob o ponto de vista da sua relação com a comunidade local e com a legislação educacional para o ensino superior. A FUVJ foi entidade mantenedora da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina e representou o início do ensino superior direcionado à formação docente no Vale do Jequitinhonha. O recorte temporal inicia-se em dezembro de 1965, quando por intermédio da Lei Estadual nº. 4.059, a Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha foi autorizada a se instituir e finaliza-se em setembro de 1974, com o Decreto Federal nº. 74.573, que concedeu o reconhecimento à faculdade e seus cursos. Adotou-se o método dialético a fim de compreender a pluridimensionalidade do objeto de estudo. Sob o aspecto epistemológico, realizou-se uma abordagem qualitativa. Utilizou-se da revisão de literatura a fim de relacionar a instituição com a política educacional para o ensino superior, na busca do conhecimento da realidade e suas conexões com a conjuntura política, econômica, social e cultural. Para compreender a instituição e suas interfaces com o contexto estadual, regional e local, foram utilizadas análises documentais (documentos oficiais, legislações e periódicos locais) e, ainda, entrevistas semiestruturadas, a fim de se problematizar a instituição estudada na sua relação com a comunidade envolvente. Em relação às conclusões da pesquisa, observa-se que as motivações para a criação da FUVJ estiveram relacionadas tanto ao contexto de interiorização do ensino superior promovido pelo poder público estadual, quanto ao anseio social em transformar a cidade educacional, em cidade universitária. Esta pesquisa também contribuiu para revelar cientificamente a importância local e regional da instituição. Por fim, considerando a natureza profissional do Mestrado em Educação no qual esta pesquisa se insere, apresenta-se como proposta de produto final a reestruturação/reorganização do Memorial da FEVALE, a fim de que este possa ser além de um espaço de conservação da memória institucional, um ambiente que possibilite refletir sobre a instituição, que possa demonstrar a sua importância histórica e esteja disponível a visitações, estimulando e promovendo conhecimento e futuras investigações científicas.