Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Assimilação de nitrogênio e crescimento apical em fungos filamentosos produtores de L-asparaginase
    (UFVJM, 2017) Gonçalves, Aline Bacelar; Vanzéla, Ana Paula de Figueiredo Conte; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vanzéla, Ana Paula de Figueiredo Conte; Pantoja, Lilian de Araújo; Sivieri, Rúbia Regina Gonçalves
    O tratamento das leucemias é desafiador por vários aspectos, entre os quais podem ser destacados os efeitos adversos e a obtenção de opções terapêuticas de alta qualidade e de custos razoáveis. A utilização da enzima L-asparaginase como agente terapêutico, limita a fonte exógena de asparagina, da qual as células malignas dependem para o metabolismo celular e para a sobrevivência. Essa é uma opção que oferece menores riscos ao paciente e às células sadias, que são capazes de sintetizar este aminoácido. Neste cenário o objetivo deste trabalho foi selecionar, entre fungos filamentosos, linhagens produtoras da enzima L-asparaginase. O estudo também buscou avaliar o efeito da variação da fonte de carbono e da razão carbono-nitrogênio no crescimento e na expressão da atividade enzimática, a fim de desenvolver meios de cultivo para o processo produtivo. Realizou-se também um estudo do crescimento apical das três linhagens selecionadas, duas do gênero Penicillium sp. e uma do gênero Fusarium sp., em diversos meios de cultivo. O conhecimento gerado sobre as linhagens produtoras e os demais estudos realizados permitiram a obtenção de um meio de cultivo que possibilitou a produção enzimática em até 11,45 U.min-1.mL-1 com a linhagem de Fusarium sp.