Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Determinantes sociais de saúde na população vivendo com HIV no Vale do Jequitinhonha e sua relação com o controle virológico
    (UFVJM, 2023) Görgens, Pollyanna Roberta Campelo; Oliveira, Danilo Bretas de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Danilo Bretas de; Thomasini, Ronaldo Luis; Assis, Thamara de Souza Campos; Santos, Delba Fonseca
    Este estudo teve o objetivo de identificar e analisar determinantes sociais de saúde na população vivendo com HIV, em uma região do Vale do Jequitinhonha. Foi realizado um estudo observacional, retrospectivo, descritivo e exploratório, por meio de análise de 239 (81,8%) prontuários do serviço de referência para pessoas acima de 13 anos, durante o período de 01/10/2020 a 31/12/2020. Foram obtidos os seguintes dados: idade, cor, gênero, data de diagnóstico, histórico de doenças, problemas psicossociais, data da última consulta, número médio de consultas por ano, carga viral (HIV PCR quantitativo), contagem de linfócitos T CD4+, orientação sexual, uso de substâncias, sedentarismo, estado civil, rede de apoio social, vínculo com a atenção primária à saúde, escolaridade, ocupação e procedência. A abordagem dos dados foi feita de forma quali-quantitativa. Foi feito o comparativo dos fatores na população total e com diagnóstico nos últimos 3 anos por razões de prevalência (RP). Os fatores relacionados ao diagnóstico recente e a falha no tratamentoforam estimados pela análise bivariada, regressão logística simples e razão de chances (OR), considerado um nível de significância de 95%. Posteriormente foi realizada a análise multivariada para construção de uma árvore de decisão. Observou-se que 61,1% dos pacientes possuíam outras doenças crônicas e 38,49% apresentavam baixo vínculo com a atenção primária à saúde. Nos últimos 3 anos, o número de diagnósticos vem aumentando na população com ensino superior (RP 1,32; IC95%; 0,68-2,56), nos homossexuais (RP 1,09; IC95%; 0,71-1,68) e em pessoas com linfócitos T CD4+ abaixo de 350 células/mm3 (RP 2,00; IC95%; 1,41-2,84) podendo indicar o diagnóstico tardio do HIV. Indivíduos desempregados apresentaram mais chances de ter um diagnóstico recente (OR 6,21; IC95%; 1,80-26,13). A baixa contagem de CD4+ e a idade menor ou igual a 45 anos foram os fatores determinantes no modelo da árvore de decisão considerando o desfecho diagnóstico recente. As chances de adequado controle virológico reduziu em indivíduos com demandas psicossociais (OR 0,47; IC95%; 0,00-0,25). A hipertensão arterial sistêmica e a baixa contagem de linfócitos T CD4+ foram as condições mais relevantes no modelo de árvore de decisão considerando o desfecho falha terapêutica. Os achados podem contribuir com estratégias para melhor controle da epidemia e para o melhor cuidado da população infectada.
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    Fatores determinantes para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK
    (UFVJM, 2018) Görgens, Pollyanna Roberta Campelo; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são parte dos métodos inovadores previstos pelo projeto pedagógico da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ao incorporar as TDICs na atuação docente, é possível estimular a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Jogos de simulação, fóruns e pesquisas em base de dados são exemplos de estratégias que podem ser utilizadas dentro da proposta de aprendizado construtivista. Porém, diante de um quadro de professores procedentes de escolas tradicionais, conhecer as variáveis que trazem impacto no uso destas tecnologias para o ensino e aprendizagem podem contribuir no direcionamento de futuras medidas de melhorias e políticas de incentivos. Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que determinam uso das TDICs por professores da FAMED. Foi realizado um estudo de campo observacional transversal a partir de questionários aplicados a população total composta por 48 docentes efetivos em exercício. Destes, 42 participaram do estudo. Foi verificada a existência de associação entre as variáveis estudadas para determinar quais delas teriam impacto na quantidade de ferramentas de TDICs usadas pelos docentes. Os testes estatísticos foram realizados considerando um nível de significância 95% (α = 0,05) para verificar associações entre as variáveis. Concluiu-se que a existência de uma aptidão prévia dos futuros professores com as tecnologias, antes do ingresso na FAMED, é um fator decisivo para uma maior adequação das atividades desenvolvidas às necessidades do curso. Os resultados indicam que, independentemente de quais políticas sejam adotadas pela FAMED no sentido de incentivar os docentes a utilizar mais tecnologias em suas práticas pedagógicas, a motivação pessoal, a impressão de sentir apoio institucional e as características pessoais do professor são os principais fatores determinantes para o maior uso de TDICs na docência.